A partir desta quinta-feira (03), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) começa a disponibilizar o licenciamento antecipado de 2019. Mas caso você seja um que pretende se “adiantar” no pagamento do licenciamento, deverá antes quitar todos os débitos, o que inclui IPVA, seguro obrigatório, multas e outras valores.
Segundo o Detran.SP, o valor do licenciamento para 2019 é de R$ 90,20 e, para fazer o pagamento, basta informar o número do Renavam do veículo no banco, caixa eletrônico ou internet banking (se o serviço estiver disponível). O motorista deve conferir se o seu cadastro no Detran.SP está atualizado caso queira que o documento seja entregue pelos correios – mediante a uma taxa de R$ 11.
Além da entrega pelos Correios, o proprietário pode retirar em qualquer unidade do Detran.SP ou posto do Poupatempo. Para retirar o documento, é necessário apresentar um documento pessoal com foto.
Além disso, qualquer veículo pode ter o licenciamento antecipado. Vale lembrar que o licenciamento do veículo é obrigatório e a falta do documento pode resultar na remoção do veículo ao pátio, multas e pontos na CNH. Quem for cadastrado no portal do Detran.SP e que usa o aplicativo para smartphones e tablets já está sendo avisado por mensagens via SMS e notificações, respectivamente.
Se o motorista não optar por fazer o licenciamento antecipado, não tem problema, já que o calendário anual para a renovação do documento continua. Nesse caso, o calendário do licenciamento começa em 1º de abril e vai até dezembro, exceto para caminhões e tratores, cujos prazos vão de setembro a dezembro. Abaixo, confira o calendário:
De acordo com o Detran.SP, há no Estado de São Paulo nada menos que 29,6 milhões de veículos registrados, enquanto que só a capital paulista abrange uma frota de 8,7 milhões de veículos.
Veja mais:
>> Veja o que revisar no carro antes de viajar