Desde que a Volkswagen aproveitou a deixa e apresentou a ID. Buzz, uma das primeiras vans puramente elétricas do mundo, a alemã confirmou que terá uma série de novidades para o modelo nos próximos anos. Uma das novidades, é que a Volkswagen desenvolve uma versão com condução autônoma. No entanto, os chineses da Geely Group foram mais rápidos. A Zeekr, marca da Geely, apresentou a M-Vision Concept.
Apesar de ainda ser um conceito, a versão de produção não deve demorar para ser revelada. Prevista para meados de 2024, ela chegará um ano antes da versão autônoma da ID. Buzz. A Zeekr M-Vision Concept se destaca ainda por apostar na mobilidade compartilhada, podendo ser usada como veículo de transporte por aplicativo.
Visualmente, a van possui um design bem autêntico, apesar de ser bem simples. Ela traz faróis retangulares com dois projetores e luzes diurnas DRL em LED em C deitado, tendo um para-choque dianteiro praticamente liso e com uma entrada de ar inferior com aberturas tridimensionais. Entre os faróis, está o logotipo da marca e um acabamento em preto brilhante que se une aos vidros.
Falando neles, para-brisa dianteiro e vidros laterais parecem formar um conjunto único. Teto, para-lama dianteiro e traseiro tem câmeras e sensores para a condução autônoma. Em quesito de design, a van da Zeekr possui linhas bem limpas, que se destacam pelas portas com aberturas corrediça e abrem para lados opostos. Com isso, ela não possui uma coluna B.
As rodas ainda possuem um desenho bem simples, com quatro raios. Na traseira, a van possui um acabamento em preto brilhante de policarbonato e com lanternas que se conectam por meio de uma barra em LEDs. O nome Zeekr aparece logo acima. No interior, a marca traz uma ampla modularidade para os ocupantes.
Com espaço para cinco ocupantes, a M-Vision Concept possui duas poltronas na dianteira que giram em 360º. Quando o modo autônomo está ativado, elas giram e fica de frente para os ocupantes da segunda fileira. Os bancos ainda conseguem levar com conforto passageiros com 1,95 m de altura, segundo a marca. Todo o acabamento traz linhas bem minimalistas. O painel se destaca por vir com uma grande tela da central multimídia.
Em termos de tecnologia, a Zeekr confirmou que a M-Vision Concept vem com condução autônoma de nível 4, desenvolvida em parceria com a Waymo, chamado de Waymo Driver. Disponível a partir de 2024, a van poderá ser usada por 16 horas ininterruptamente, podendo rodar 500.000 km em cinco anos. Mais detalhes devem ser revelados posteriormente.
>>Zeekr 009 é uma bizarra minivan mais rápida que um Porsche
>>Geely (dona da Volvo) tem um jeito bizarro de nomear seus carros