Apesar de ser dona de nove marcas e meia (porque só detém 50% da Smart), a Geely atua no Brasil somente com a Volvo. Mas isso vai mudar em 2024 com a chegada da Zeekr. A recém criada marca de veículos elétricos quer dobrar suas vendas globalmente neste ano e vai usar o nosso país como um impulsionador desse movimento.
Lançada em 2021, a Zeerk foi criada a partir de um pedaço da . A marca jovem do grupo foi projetada para ser intermediária entre a generalista Geely e a luxuosa Volvo, vendendo carros híbridos e elétricos, além de modelos puramente a combustão. Um dos seus pontos mais interessantes é o aluguel de carros.
Para tornar a expansão global de elétricos, a Geely resolveu separar alguns modelos criando a marca Zeekr. Tanto que seu primeiro modelo, o Zeekr 001, ainda tem identidade visual pertencente à Lynk & Co, assim como o SUV compacto X, que ainda bebe da mesma fonte dos modelos intermediários entre Volvo e Geely.
Da China para o mundo
Com uma forte estratégia de expansão global e de modelos, a Zeekr quer saltar de 118.685 carros vendidos em 2023 para 230 mil em 2024. O crescimento da marca nos últimos tempos foi bastante expressivo. Em seu primeiro ano cheio, 2022, foram 72 mil carros vendidos, representando um salto de 65% nas vendas no ano seguinte.
A promessa da Zeerk era de que 140 mil carros seriam vendidos neste ano, mas a demora em entrar em alguns mercados prejudicou o marco. A fabricante recentemente começou a comercializar o hatch/perua 001 na Europa e a recepção tem sido boa. Especialmente porque o modelo tem versões com 1.000 km de autonomia e 1.265 cv.
Para o mercado brasileiro é muito provável que o SUV compacto Zeerk X seja a grande estrela da gama. O modelo é derivado do e tem estilo bastante ousado. O sedã 007 também pode ser oferecido por aqui junto do hatch/perua 001, mas com preços mais altos e pegada esportiva. Já a minivan 009 dificilmente vem.
Acha que a Zeekr fará sucesso no Brasil? Conte nos comentários.
>>Geely, dona da Volvo, usará fábrica da Renault no Brasil