A Lexus revelou um teaser misterioso nesta semana e prometeu o lançamento de um novo modelo para o começo de junho. Chamado de LBX, o modelo será o novo SUV menor da marca, e deverá ser uma espécie de Toyota Yaris Cross de luxo, já que a plataforma tende a ser a mesma nos dois modelos.
No entanto, o novo SUV da Lexus deve ser um pouco maior que o irmão Toyota. Enquanto o Yaris Cross tem 4,20 m de comprimento, a tendência é que o LBX tenha 4,50 m de um para-choque ao outro. Com isso, mesmo sendo maior que o Yaris Cross, o LBX seria menor que o UX, que é o menor modelo da marca de luxo até aqui.
Dessa forma, haveria uma diferenciação na gama da divisão de luxo, para que os dois SUVs menores não se canibalizarem. Embora tenha sido um tanto quanto surpreendente a Lexus anunciar um modelo menor, a notícia não chega a ser inesperada. Isso porque faz pelo três anos que os rumores apontam para a estreia de um veículo de entrada da marca, o que vai ser confirmado no próximo dia 5 de junho.
Sobre o visual do LBX, pouco dá para ser visto nas imagens reveladas pela empresa. A primeira foto mostra algumas partes da dianteira, onde é possível analisar o desenho do farol e alguns outros detalhes frontais. Dá para ver que a grade dianteira é praticamente inexistente, com uma grande abertura em formato de colmeia sendo visível no para-choque do carro.
Também é possível notar o espaço deixado para o radar do piloto automático adaptativo, item que é essencial para um modelo da faixa de preço de um Lexus. Já na traseira, é ainda mais difícil antecipar qualquer detalhe, já que a imagem é escurecida e revela apenas a assinatura da lanterna, que vai percorrer a tampa de um lado ao outro.
Feito na plataforma TNGA-B, o novo Lexus LBX deve ter uma versão híbrida, já que toda a linha da divisão de luxo da Toyota é eletrificada. No entanto, um modelo totalmente elétrico não está previsto neste primeiro momento. Resta aguardar o lançamento oficial do carro para sabermos todos os detalhes.
>> Toyota faz declaração polêmica sobre os carros elétricos
>> Toyota confessa que trapaceou em teste de colisão do Yaris