A Yamaha YZF-R15 foi lançada no mercado brasileiro com uma proposta bastante interessante. Modelo superesportivo de baixa cilindrada, ela chega ao mercado brasileiro custando basicamente o mesmo que scooters e modelos street, mas conta com um desempenho superior e uma tecnologia embarcada de modelos maiores.
A Yamaha YZF-R15 é uma motocicleta superesportiva de 155 cc que combina inovação, tecnologia e design arrojado. Ela faz parte da família R-Series da Yamaha e oferece recursos avançados geralmente encontrados apenas em motos de maior cilindrada.
Alguns dos destaques incluem um motor de última geração com comando de válvula variável (VVA) e arrefecimento líquido, quadro Deltabox, balança traseira em alumínio, rodas e pneus largos, freios com ABS nas duas rodas e um design impressionante. A YZF-R15 proporciona uma experiência que combina esportividade e desempenho, prometendo também a praticidade para uso diário.
O conjunto óptico da YZF-R15 oferece um design moderno e eficiente. Possui luz de posição e farol de LED de última geração, proporcionando maior amplitude de luminosidade de forma uniforme nos fachos de farol baixo e alto. Além disso, o modelo também possui lampejador de farol e lanterna traseira de LED.
Carenagem e potência da YZF-R15
O conjunto de carenagens da YZF-R15 foi projetado com funcionalidade em mente. Assim como na YZF-R1, sua estrutura em camadas passou por intensos testes em túnel de vento, utilizando a mais alta tecnologia, com o objetivo de aprimorar o fluxo de ar. Segundo a Yamaha, isso resulta em um excelente desempenho aerodinâmico, reduzindo a turbulência ao redor da área do capacete do piloto.
A Yamaha R15 apresenta um motor moderno e tecnológico, sendo o único da categoria com baixa cilindrada a contar com arrefecimento líquido e comando de válvulas variável. Seu motor monocilíndrico possui 155 cc e uma taxa de compressão de 11.6:1. Ele alcança uma potência máxima de 18,8 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 1,5 kgf.m a 8.500 rpm.
O sistema de arrefecimento líquido, com o radiador localizado à frente do motor, permite um controle eficiente da temperatura da câmara de combustão, resultando em melhor eficiência de queima da mistura de ar/combustível, o que melhora o torque e a potência do motor.
A alimentação do motor é realizada por injeção eletrônica, e o posicionamento estratégico do injetor de combustível próximo à válvula de admissão melhora a homogeneização da mistura e reduz a carbonização. A caixa de filtro de ar com grande volume de 5,5 litros contribui para um melhor desempenho em termos de potência, torque e aceleração.
O destaque tecnológico do motor é o sistema VVA (Variable Valve Actuation) de controle de abertura variável de válvulas. Esse sistema permite boa entrega de torque em baixas rotações, potência em médias e altas, além de economia de combustível. O VVA controla o momento, a quantidade e a duração da abertura das válvulas por meio de uma unidade eletrônica, proporcionando características distintas em diferentes situações de condução. Isso significa que a nova Yamaha R15 oferece agilidade nas arrancadas e retomadas urbanas, bem como desempenho satisfatório em viagens mais longas.
O câmbio da moto tem seis marchas e a embreagem é do tipo deslizante e assistida, sendo um recurso que normalmente é encontrado em motos maiores e mais caras.
Preço
Yamaha YZR-R15: R$ 18.999 (+ frete)
>> Honda X-ADV 2024 ganha novas cores e fica ainda mais cara