A tradicional fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), começou, hoje, a produção do Nivus. Desenvolvido localmente – e exportado para outros países da América Latina em futuro próximo – o SUV-cupê chegará à rede de concessionárias do país nas próximas semanas com preços beirando os R$ 100 mil.
Além do visual ‘diferentão’, o modelo aposta no mundo digital e inaugura a central de infotainment VW Play. “Hoje damos início à produção do VW Nivus e somos os primeiros do Grupo VW a desenvolver um projeto 100% digital. Com isso, diminuímos o tempo total em dez meses, ao realizar testes e validações virtualmente, e tornamos os processos mais eficazes e com significativa redução de custos”, enfatiza Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.
Na planta do ABC
A fábrica da Anchieta, que já produz o VW Polo e VW Virtus em sua estratégia modular MQB, recebeu investimentos na linha de produção (já inclusos no ciclo de R$ 7 bilhões anteriormente anunciados pela marca) que contemplam, principalmente, novas instalações – como na área de armação.
No total, foram adquiridos 419 novos equipamentos, sendo que destes 90 são robôs – tudo, alinhado à indústria 4.0, que permite mais precisão e segurança. De acordo com a VW, foram ampliados mais de 24 mil metros quadrados de área, totalizando cerca de 105 mil m².
Em um projeto 100% digital, não foi necessário fazer protótipos físicos para desenvolver o VW Nivus. Para efeito de comparação, no passado eram utilizados até 70 protótipos físicos. Tudo isso gerou economia de 65% em custos.
Veja mais:
>> Recall: Toyota convoca proprietários do RAV4