A Kombi elétrica será vendida no Brasil. Durante a festa que celebrou os seus 70 anos, a Volkswagen confirmou que vai vender o ID.Buzz no mercado mercado brasileiro, exatamente 10 anos depois do fim da produção da Kombi por aqui. No entanto, o preço e a data de chegada do modelo não foram informados.
Apesar de ser uma boa notícia, não chega a ser uma surpresa completa. Isso porque a marca alemã já havia apresentado a Kombi elétrica algumas vezes no Brasil. A primeira aparição foi durante o Rock in Rio de 2022, quando o ID.Buzz marcou presença no festival de música, sendo a primeira vinda para a América Latina.
Depois, a Volkswagen aproveitou para exibir o modelo em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), justamente ao lado da Kombi, que foi representada com uma unidade da primeira geração feita em 1961.
Moderno e totalmente elétrico, o ID.Buzz não é chamado de Kombi elétrica à toa. Seu design foi feito para ser uma releitura moderno do visual da primeira versão da velha senhora, mas com toda a modernidade necessária para os tempos atuais. O resultado é um design bem marcante, mas que não deixa de prestar homenagem a um dos veículos mais importantes da história da VW.
Fabricada no Brasil entre 1957 e 2013, a Kombi teve mais de 1,4 milhões de unidades vendidas, sendo um dos modelos mais vendidos de todos os tempos do mercado brasileiro. No entanto, o ID.Buzz não deve nem chegar perto desse número, já que o lote inicial terá apenas 70 unidades vendidas, justamente para homenagear os 70 anos da VW.
O modelo elétrico é movido por um propulsor de 204 cv posicionado no eixo traseiro. A bateria de 77 kWh é compatível com carregadores ultrarrápidos de até 170 kW. Usando esse tipo de carregador, é possível atingir os 80% de carga em apenas 30 minutos.
Segundo a Volkswagen, todos os detalhes da Kombi elétrica serão revelados em breve. Por ora, a marca só confirmou o lançamento e antecipou alguns itens de série, como o pacote de segurança composto pelos assistentes Front Assist, Lane Assist, Travel Assist e Turn Assist.
>> Volkswagen Polo agora tem outra missão | Avaliação
>> Volkswagen Kombi elétrica não faz feio no teste do alce
>> Flagra revela que nova Chevrolet Spin vai ter frente de Montana