É o adeus definitivo aos veteranos Volkswagen Gol e Voyage. Ambos seguem sendo produzidos na linha de montagem de Taubaté, interior de São Paulo, até a virada do ano. A partir de 2023, quem será o único a nascer daquela fábrica será o Polo Track. Para marcar a despedida, a Volkswagen produziu o limitado Gol Last Edition.
E antes que perguntem, o Voyage vai embora sem qualquer tipo de celebração ou despedida. O sedã, diferentemente do Gol, não viveu todos os 42 anos de vida que o compacto teve. Ele se tornou ausente durante toda segunda geração do Gol (bolinha, G3 e G4), voltando somente quando a terceira geração trocou a Parati pelo ressuscitado Voyage.
Para marcar a despedida do carro mais produzido e mais vendido da história do Brasil, o Gol Last Edition chega limitado a apenas mil unidades. O preço ainda não foi divulgado pela VW, mas apostas recaem para algo acima de R$ 100 mil. Todos eles serão equipados com motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,4 kgfm de torque atrelado a um câmbio manual de 5 marchas.
Homenagem à orbital
Para marcar o visual da versão de despedida, o Gol Last Edition será pintado unicamente na cor Vermelho Sunset. Essa tonalidade nunca foi oferecida a ele, fazendo sua estreia na linha nacional da Volkswagen no Nivus – hoje o tom também está em Polo e T-Cross. No Last Edition, a tampa do porta-malas é pintada de preto por dentro.
O tom preto ainda é usado para ligar as lanternas traseiras, retrovisor e aerofólios. As rodas de liga-leve de 15 polegadas, que já foram opcionais para o Gol, voltam no Last Edition como item de série, mas na cor preta. O tom brilhante escuro ainda está presente na parte interna dos faróis e nos frisos da grade frontal.
Um emblema na coluna C tem desenho inspirado na roda orbital e ajuda a compor o visual. O modelo ainda é equipado com plásticos pretos nas caixas de roda e na parte inferior – itens que eram presentes na versão aventureira Track. Na traseira ele ainda conta com lanternas escurecidas e adesivo preto na região da placa.
Tons de GTI
A cabine presta homenagem ao Gol GTI com costuras vermelhas no volante, bancos e nas portas dianteiras. Os bancos mesclam imitação de couro preto e cinza com tecido cinza na parte interior. Há ainda o nome Last Edition em relevo. O modelo traz maçanetas pratas e pedaleiras esportivas, além de um cinzeiro exclusivo.
O número da unidade fica estampado no friso do painel, próximo à central multimídia Composition Media que é item de série para a versão. Entre os equipamentos, o Gol Last Edition traz retrovisores elétricos, ar-condicionado, direção elétrica com ajuste de altura, banco com ajuste de altura, quatro vidros elétricos e dois airbags.
>>Gol passa a bola para o VW Polo Track que chega por R$ 79.990
>>VW Taos 2023 estreia na surdina com volante de Jetta GLI
>>Volkswagen já prepara a última geração de carros a combustão