A Volvo anunciou um recall para 2.911 unidades do XC90 nos Estados Unidos. A convocação, emitida pela NHTSA, órgão de segurança americano, abrange veículos fabricados entre dezembro de 2014 e setembro de 2023.
O problema identificado está relacionado aos assentos da segunda fileira, fornecidos pela empresa Adient Sweden. Durante a produção, esses assentos foram levados para uma linha de reparos que, por algum motivo, não contava com o monitoramento adequado do torque angular. Isso resultou em aproximadamente 5% dos assentos apresentando fivelas de cinto de segurança mal apertadas.
Essa falha na fixação dos cintos de segurança aumenta significativamente o risco de lesões em caso de acidente. Portanto, a Volvo instruiu seus revendedores autorizados a inspecionar o torque do parafuso de ancoragem da fivela do cinto de segurança da segunda fileira, garantindo que todos os parafusos estejam apertados corretamente.
Por mais que esses problemas aconteçam, e que a Volvo não seja diretamente culpada pela falha, já que foi a fornecedora que cometeu o erro, a situação é um pouco irônica. Afinal, a marca sueca é uma das empresas que mais investe em segurança nos seus veículos, além de ter sido a inventora do cinto de três pontos. E ela tem tanto orgulho disso que até seu logotipo faz referência à sua criação.
Até o momento, não existe nenhuma informação se as unidades do Volvo XC90 vendidas no Brasil podem sofrer com a mesma falha. Entretanto, como o SUV é importado para cá, existe essa possibilidade. Porém, será necessário aguardar até que a empresa se posicione sobre a questão.
Nos Estados Unidos, os proprietários serão convocados por meio de uma carta. Esses comunicados serão enviados para todos os proprietários até o dia 24 de janeiro de 2024.
>> Chevrolet Tracker fica R$ 11.000 mais barato; Equinox encarece
>> PCD: Nissan antecipa isenção e dá desconto de até R$ 21.900