A Volvo anunciou durante o evento Climate Week NYC que vai encerrar a produção de seus carros a diesel a partir de 2024. Comprometida em ter somente carros elétricos em um futuro próximo, a marca sueca aproveitou o evento sobre o clima do planeta para anunciar a sua decisão.
Há alguns anos, a maioria dos carros vendidos pela Volvo na Europa eram movidos a diesel, assim como acontecia com outras fabricantes de automóveis. No entanto, essa tendência está mudando. Hoje em dia, a maioria dos veículos da Volvo é totalmente elétrica ou possui um sistema híbrido plug-in.
Além de eliminar os carros movidos a diesel, a Volvo estabeleceu metas ainda mais ambiciosas. A montadora planeja ser completamente elétrica até o ano de 2030 e busca atingir a neutralidade em carbono até 2040. Essas metas seguem a decisão tomada pela empresa em novembro do ano passado, quando vendeu sua participação na Aurobay, uma joint venture que detinha todos os ativos relacionados aos motores de combustão interna. Com essa medida, a Volvo encerrou os investimentos em desenvolvimento de motores a gasolina ou diesel.
Durante sua participação na Climate Week na cidade de Nova York, Jim Rowan, CEO da Volvo Cars, destacou o compromisso da empresa em criar uma linha completa de carros premium totalmente elétricos. Segundo ele, os trens de força elétricos são o futuro e superiores aos motores a combustão, pois são mais silenciosos, geram menos vibração, possuem menor custo de manutenção para os clientes e não emitem poluentes.
Para reforçar ainda mais essa postura, Anders Karrberg, diretor de sustentabilidade da Volvo, participará de um evento organizado pela Accelerating to Zero Coalition (A2Z) durante a Climate Week deste ano.
A coalizão A2Z, lançada na cúpula do clima COP27, tem como objetivo fornecer uma plataforma para os signatários da Declaração de Glasgow sobre Veículos de Emissão Zero. Essa plataforma tem como meta reduzir as emissões dos escapamentos para zero nas vendas de novos veículos até 2040.
>> Volvo EX30 nem foi lançado e já vende mais que o CAOA Chery Tiggo 7
>> Toyota Hilux GR-Sport vai mudar por medo da Ford Ranger Raptor