Desde que o Tesla Model S estabeleceu um novo padrão para carros elétricos, todas as marcas do segmento de luxo tem ou terão uma resposta a ele. Começou com a Porsche com o Taycan e a BYD com o Han. Se expandiu para Audi com o e-tron GT e Mercedes-Benz com o EQE. Agora, a Volvo prepara sua alternativa sobre a alcunha da marca Polestar.
Até pouco tempo atrás, a Polestar era a grife de esportivos da Volvo, tal qual a AMG é para a Mercedes-Benz. Contudo, a Geely, dona da marca sueca, resolveu separar a Polestar como marca e fazer tudo para brigar direto com a Tesla. A separação da grife de esportivos em marca é semelhante ao que fez a Seat com a Cupra.
Contudo, a Polestar já tem dois modelos próprios: o híbrido 1 era a versão cupê do Volvo S90, enquanto o 2 nasceu a partir de um conceito da Volvo e ainda carrega bastante do DNA da marca sueca. Seus novos modelos, porém, terão outra identidade visual. A prova disso é o inédito Polestar 5 revelado antes da hora por registro de patentes.
Tal qual Model S, Han, EQE, Taycan e e-tron GT, o Polestar 5 é um sedã com estilo cupê: teto baixo, proporções esportivas, carroceria larga e teto bastante inclinado que culmina em uma traseira curta e esguia. O detalhe mais interessante no modelo é que sua lanterna tem formato de grampo e atravessa toda traseira.
O vidro é minúsculo e provavelmente tem visão bastante comprometida – algo que será sanado com câmeras e tecnologia. A traseira ainda tem parte do para-choque em preto, quase como em um SUV. Na dianteira, a única referência aos Volvo é o formato do LED diurno que lembra o Martelo de Thor dos modelos suecos, mas o restante é totalmente diferente.
Pouco ainda se sabe sobre a performance do Polestar 5, mas ele não deve passar vergonha frente aos modelos da categoria. Vale ressaltar que a marca ainda lançará o SUV elétrico 3 nesse ano e o Polestar 4 em 2023 antes de revelar a versão final do 5.
>>Porsche Taycan redefine tudo que você sabe sobre carros | Avaliação
>>Volvo XC40 é o elétrico definitivo com irritante defeito | Avaliação
>>Volvo XC60 e XC90 agora vão mais longe (e mais rápido) sem gasolina