Conservadora em sua linguagem de design, a Volkswagen sofrerá mudanças de estilo radicais em breve. Isso porque o CEO da marca alemã, Thomas Schäfer, se disse nem um pouco impressionado com o visual dos carros da marca e decidiu retirar o diretor de design Jozef Kaban de seu cargo.
Segundo a reportagem do , a partir de fevereiro, a Volkswagen terá Andreas Mindt como novo chefe do departamento de design. O designer antes era responsável pela Bentley, vale destacar. O motivo pelo qual Kaban será retirado de seu cargo, de acordo com a matéria, tem ligação direta com o substituto elétrico do Polo.
Apresentado como conceito, o ID.Life antecipa o menor modelo elétrico da Volkswagen e que tomará o lugar do Polo na Europa. Só que Schäfer não ficou impressionado com o carro e decidiu que era a hora de trocar o comando do departamento de design da marca alemã. O projeto, inclusive, será postergado para que Mindt possa mudar o visual por completo.
Apesar de produzir modelos bonitos, há tempos a Volkswagen não faz um carro que chame atenção pelo visual. A exceção do Nivus, que foi desenhado no Brasil por José Carlos Pavone e pelo cupê de quatro portas Arteon, faz tempo que um Volks não vira destaque por seu estilo.
A questão visual da Volkswagen tem afetado o grupo como um todo, tanto que em dezembro do ano passado houve outra dança de cadeiras. O CEO do grupo VW, Oliver Blume, tirou Klaus Zyciora da liderança de design do grupo, o substituindo por Michael Maurer, que era o chefão de design na Porsche.
>>Nivus prova que a Volkswagen tem que deixar o Brasil fazer | Avaliação
>>VW Fusca: por que as gerações novas não fizeram tanto sucesso?