O Volkswagen Virtus foi transformado em um showcar exclusivo pela marca alemã. Na última semana, juntamente com o evento que anunciava os novos investimentos no Brasil, a montadora aproveitou a visita do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin para colocá-los em um Virtus conversível.
Chamado de Virtus Cabrio, o carro foi utilizado para um desfile do presidente e vice do Brasil, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), repetindo um gesto que já aconteceu outras vezes na história. Em 1959, um VW Fusca foi transformado em conversível para o presidente Juscelino Kubitschek inaugurar a mesma fábrica.
Em 1993, o presidente Itamar Franco também desfilou em um Fusca conversível, para marcar a volta da produção do besouro. Uma década depois, em 2003, o presidente Lula e o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, desfilaram em Polo Sedan conversível, para celebrar os 50 anos da VW no Brasil. Dois anos depois, em 2005, Lula desfilou em um Fox conversível na cerimônia que celebrou os 15 milhões de veículos fabricados no ABC paulista.
Volkswagen Virtus conversível
Para a ocasião deste ano, a Volkswagen preparou um Virtus totalmente funcional. Por não ter teto, a carroceria precisou ser reforçada em outras áreas. Além disso, o assoalho foi modificado para entregar um maior espaço para o banco traseiro. O tanque de combustível foi modificado, para ajudar neste processo, e até o banco traseiro em si ganhou um desenho exclusivo.
Uma barra transversal foi adicionada na coluna B, para permitir que quem estivesse na traseira do Virtus conversível pudesse se segurar durante o desfile. Segundo a VW, o carro mescla características das versões Highline e Exclusive. O motor é o 1.4 TSI de 150 cv, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas.
Com o fim da ocasião especial, o Virtus Cabrio já tem um destino certo. Ele será destinado ao acervo da Garagem VW, que fica na fábrica de SBC e tem diversos modelos históricos e especiais da fabricante.
Gostaria que um Volkswagen Virtus conversível fosse lançado no mercado brasileiro? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Mercedes-Benz C300 se dá ao luxo do conforto | Avaliação
>> Chevrolet paralisa produção de Onix e Onix Plus em fevereiro