Depois de ser lançado na Índia com lançamento programado para o Brasil ainda em 2023, o Volkswagen Virtus também será vendido na China. Só que, diferentemente dos países anteriormente citados, por lá ele vai mudar de nome e passar a ser chamado de Lavida XR e vai substituir o Santana.
O nome Volkswagen Lavida é bem tradicional na China, sendo usado desde 2008 por um sedã de porte médio baseado na plataforma da quarta geração do Golf. Desde 2018 ele está em sua terceira geração, a qual migrou para a plataforma MQB A0. A ideia do Virtus / Lavida XR é substituir o já cansado Santana.
Apesar de ser um modelo bem mais forte que o Lavida, o Santana está na mesma geração desde 2013 e é, junto da Saveiro, um dos últimos Volkswagen no mundo a não usar plataforma MQB. Largado à própria sorte há tempos, o icônico Santana abrirá seu lugar ao Virtus na China. Só não ficou explicado o porque da mudança de nome na China.
Farol de Nivus
Não há surpresas no visual, visto que o novo Virtus já foi apresentado na Índia e seguirá o mesmo estilo no Brasil. A frente tem farol de Nivus, grade frontal mais alta que do modelo atual e para-choque com enorme área preta para as entradas de ar. Na traseira, o nome Lavida fica no meio da tampa, enquanto o XR se localiza na lateral.
Lanternas traseiras pretas com LED estão presentes no Lavida XR e estarão no Virtus brasileiro. O interessante é que a Volkswagen venderá o modelo em três versões na China, provavelmente Trendline, Comfortline e Highline. Só que a , com encosto de cabeça fixo.
O modelo por lá contará com uma gama ousada de cores, incluindo o azul Tiffany – diferentemente do Brasil, que será restrito a preto, prata, branco e qualquer variante no meio disso. Outro ponto que o Lavida XR terá, assim como tem o Virtus indiano e o Virtus brasileiro se recusa a ter é teto solar.
Sem turbo
Pensado como modelo de entrada da Volkswagen, segundo registros de patentes na China, o Lavida XR será equipado só com motor 1.5 quatro cilindros aspirado de 110 cv. Aqui no Brasil o modelo usará motor 1.0 TSI de 116 cv e 16,8 kgfm de torque – uma redução frente aos 128 cv e 20,4 kgfm de torque de hoje.
No Brasil há ainda o Virtus GTS com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Só não ficou claro se o Lavida XR usará câmbio automático tradicional, como acontece no Brasil, ou automatizado de dupla embreagem. Recentemente a VW confirmou que não lançará mais carros manuais na China e dificilmente o Virtus também deve ter pedal de embreagem aqui.
>>VW Polo TSI manual é sonho de um ex dono de up! TSI | Avaliação
>>Patentes confirmam que o VW Virtus 2023 terá farol de Nivus
>>Voyage G3 que a Volkswagen jogou fora finalmente foi revelado