A cada dia que passa a Volkswagen aumenta sua gama de SUVs. Contudo, ao contrário do que se imaginaria, a marca alemã tem apresentado diversas opções no segmento de modelos grandes. Além de Touareg, Atlas/Teramont e Talagon, agora a terá o inédito Tavendor. Mas tem algo de Peugeot 3008 nele…
Com estilo ousado, o Volkswagen Tavendor é, a princípio, exclusivo do mercado chinês. A descoberta do modelo, inclusive, foi feita indiscretamente pelo ministério de patentes do país. O que chama atenção, para além do tamanho generoso, é o design diferente do padrão da marca, mas com alguns detalhes bastante parecidos com os do Peugeot 3008.
Na dianteira, os típicos faróis retangulares da Volkswagen integrados à grade frontal tiveram sua monotonia quebrada por dois bigodinhos bastante semelhantes à grade do 3008 da Peugeot. Não fica claro se os pontos cromados nos cantos são prolongamentos dos faróis ou sessões de LED.
Outro elemento bem parecido com o do SUV da Peugeot é o prolongamento cromado que sai dos faróis e vai até a parte de baixo do retrovisor. No Peugeot 3008 esse friso se funde com o começo dos vidros laterais e da o tom do teto em duas cores. Já no Volkswagen Tavendor, ele serve de base para o friso lateral e carrega também o nome da versão.
Se isso tudo não bastasse, de lateral o perfil do Tavendor é idêntico ao do Peugeot 5008, versão de sete lugares do 3008. Até mesmo o desenho da parte preta das portas é igual. O pequeno ressalto acima do para-lama é o mesmo do 3008, enquanto o fim do vidro tenta puxar para a identidade visual do ID.4, mas ainda assim é Peugeot demais para um Volkswagen.
As lanternas interligadas com lentes pretas já são um alívio para os fãs da Volkswagen, ainda que esse também seja um elemento Peugeot. O vazamento revelou que o Tavendor terá versões com visual mais urbano e outra esportiva R-Line. Nesse caso, o para-choque dianteiro ganha entradas de ar integradas e com tramas de colmeia.
Motor de VW Tiguan, mais potência que o Peugeot 3008
Já o para-choque traseiro vem com saída quadrupla de escape tão falsa que é possível ver de perfeitamente o fim da peça. As rodas são maiores e diamantadas no modelo esportivo. Independentemente da versão, o motor será 2.0 TSI quatro cilindros turbo. Mas a potência varia: 186 cv no Tavendor regular e 220 cv no R-Line. O câmbio é DSG automatizado de sete marchas.
Com 4,93 m de comprimento, 2,01 m de largura e 1,77 m de altura, o VW Tavendor é 23 cm mais longo que um Tiguan Allspace. Ele será vendido em versões de cinco e sete lugares. Ainda não há confirmação se a Volkswagen venderá o modelo em outros mercados além da China.
>>Peugeot 3008 tem itens, dirigibilidade e preço de premium | Avaliação
>>VW planeja fazer a sua própria Jeep
>>VW Taos vai mal em crash-test nos EUA, mas no Brasil é 5 estrelas