Até o momento são poucos os carros elétricos que tem uso fora-de-estrada incentivado. A realidade é que a grande maioria dos SUVs e até picapes movidos a bateria são pensados para a cidade. Mas depois que a Jeep revelou o novo Recon, a Volkswagen foi lá e apresentou o ID.Xtreme.
Tido como uma versão verdadeiramente off-road do Volkswagen ID.4, o novo ID.Xtreme toma como base a versão esportiva do SUV, a GTX. Nessa variante, ele conta com dois motores elétricos, um para cada eixo, provendo tração nas quatro rodas. Contudo, ele ganhou uma pimenta de 87 cv a mais, chegando a 382 cv.
A suspensão foi elevada e o Volkswagen ID.4 ganhou pneus off-road com rodas menores. Para ajudar no estilo mais parrudo, alargadores de para-lamas feitos em impressora 3D deixam o modelo mais largo e protegem a carroceria de pedregulhos jogados pelos pneus – além de dar o estilo clássico de um modelo aventureiro.
Na dianteira, parte do para-choque se foi para dar lugar a um peito de aço protetor integrado a um quebra-mato. A área das entradas de ar agora é cinza e mantém três luzes nas extremidades. Há também uma barra de LED inserida no novo rack de teto, que tem visual mais parrudo.
Na lateral e traseira, detalhes cinza ajudam a aumentar a sensação de parrudez do SUV elétrico. Para o conceito, que será apresentado no D. Treffen, o maior encontro de carros elétricos da Europa (em Locarno, Suíça), a Volkswagen trouxe pintura que mistura elementos em preto fosco e brilhante, além de prata, branco e cobre.
“Estamos realmente ansioso para descobrir como os fãs da eletromobilidade irão reagir a esse veículo [o ID.Xtreme]. Baseado no feedback deles e de nossa comunidade, decidiremos como seguir com o projeto”, declarou Silke Dagschik, líder de produtos MEB da Volkswagen. Ou seja, o SUV elétrico pode ser produzido se as respostas forem positivas sobre ele.
>>VW T-Cross reage entre SUVs mais vendidos de agosto