Quando se fala em hot hatch, normalmente um carro desse porte que vem até a mente é o Volkswagen Golf GTI. Agora, o hatch médio apimentado recebeu a reestilização necessária, deixou de ser da geração 8 para virar 8,5, perdeu o icônico câmbio manual e recebeu outras novidades. Contudo, quem salta aos olhos é a chance de vir ao Brasil.
Uma das maiores perdas do Golf Mk 8,5 é o fim do oferecimento do modelo com o câmbio manual de 6 marchas. Afinal de contas, quem prioriza uma condução esportiva é apaixonado por esse tipo de transmissão. A marca alemã quer atender às normas do programa Euro 7 e por isso deixou de lado o Golf esportivo e manual. Agora, o hatch nervoso vem sempre com câmbio automatizado DSG de 7 velocidades. Só que, não fique triste, pois o motor tem grandes novidades.
Para se redimir com os apaixonados por velocidade, agora o Volkswagen Golf GTI Mk 8,5 virá com o motor que rende 265 cv. Entretanto, essa é a potência do modelo europeu. O que virá para América do Norte não teve detalhes de potência revelados. Já o GTE, que é híbrido plug-in contará com o motor 1.5 TSI Evo2 de 272 cv. Este propusor será flex no Brasil e chegará em breve. Tanto a perua R Variant quanto o Golf Clubsport não são cotados para virem aos Estados Unidos. Por sua vez, o Golf R também chegará logo mais aos Estados Unidos e é cogitado para vir ao país.
Volkswagen escuta o povo
Seus faróis e lanternas continuam mais retos e contam com iluminação em LED. A dianteira transmite um visual invocado, seu capô possui vincos laterais e a grade frontal é unida por duas faixas, uma pintada de vermelho e outra de branco. A entrada de ar do para-choque tem o visual composto pela grade em formato de colmeia e é onde ficam 5 pequenas luzes de neblina. Há o emblema GTI nas portas dianteiras e tampa do porta-malas. Na traseira, o cano de escapamento é unido com uma peça preta.
Suas rodas são grandes e contam com o desenho de 5 círculos. As pinças de freio são pintadas de vermelho. No interior do Volkswagen Golf GTI Mk 8,5, os botões sensíveis ao toque e criticados pelo público saem sem se despedir e dão lugar para os botões físicos. A tela da central multimídia tem 12,9 polegadas, passou por atualizações em seu sistema e há reconhecimento de comandos de voz. Agora, esse recurso conta com a tecnologia do ChatGPT. Desse modo, o motorista pode controlar o ar-condicionado e fazer a navegação necessária ao falar com o veículo.
Bancos com pegada esportiva e desenho xadrez são de série. Já os revestidos em couro são opcionais. O hatch médio movido a gasolina tem costura interior na cor vermelha e seu volante é revestido de couro. A alavanca do câmbio tem apliques em alumínio, seu ar-condicionado é de três zonas e a iluminação da cabine pode ser escolhida em 30 cores diferentes.
Segundo o chefe de design da Volkswagen, Andreas Mindt, o Golf GTI traz um nível de autoconfiança que pode abalar a classe automotiva e que toda essa renovação da geração Mk 8,5 é o ponto de partida para desenvolver os futuro Golf que chegarão dentro de alguns anos. Agora só resta esperar sua chegada aos Estados Unidos e sua possível vinda ao Brasil.
Gostou do Golf GTI Mk 8,5? Quando será que ele virá ao país? Conte nos comentários
>>Tesla Cybertruck pode estragar se ficar suja
>>Volkswagen Taos ganha item tecnológico na linha 2024
>>Peugeot vende 208 Like por preço de Renault Kwid