Durante o processo de desenvolvimento de um novo carro, é comum que diversas alternativas sejam testadas antes de chegar ao resultado final. Prova disso são os desenhos oficiais da última reestilização da Toyota Hilux, lançada no Brasil como linha 2021. Neles, fica nítido como a reestilização da picape média poderia ter ficado muito diferente.
Desenhos preliminares que determinam as diretrizes do design de um novo carro, mostram que boa parte do tema da nova Hilux já estava fechado. A marca queria dar força para a grade frontal, que ganhou formato trapezoidal de linhas fortes e borda cromada.
Segundo Peter Elliot, gerente de design da , onde a picape foi desenhada, “nossos esboços investigavam temas ousados e robustos centralizados pela grade trapezoidal larga e mais vertical, melhorada pela moldura do capô e os componentes do para-choque”.
Ideias diferentes para a Hilux
Em alguns desenhos, é possível ver forte inspiração na irmã norte-americana Tacoma, evidenciado pelo recorte do farol na região próxima à grade e para o logotipo da Toyota em maior proporção e centralizado na abertura de ar.
Em duas propostas, a Toyota deixaria a picape média com faróis menores integrados visualmente à grade frontal por um ressalto cromado. A proposta acima chegou a evoluir consideravelmente e quase foi adotada pelo time de design da marca japonesa, mas a reestilização que de fato chegará às lojas tem desenho menos rebuscado e radical.
A ideia da Toyota também era mover os faróis para as extremidades da Hilux, fazendo com que a frente parecesse mais ampla e larga. É possível perceber o quanto o conjunto óptico teve usa área reduzida em relação à antiga caminhonete. No fim das contas, a Toyota seguiu por uma abordagem menos radical, mas que evidenciou bastante a grade frontal.
>>Hilux SRX: regalias de Corolla com apetite pela terra | Avaliação