Para 2024, o mercado de SUVs compactos ficará mais disputado com a chegada do Toyota Yaris Cross. Irmão maior do Yaris hatch, o SUV vem para tirar a paz do Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade e outros. Contudo, o SUV compacto japonês recebeu novidades de equipamentos, melhorias no motor híbrido e reforços mecânicos.
O Yaris Cross europeu está mais silencioso e confortável durante a rodagem em seus trajetos. Os engenheiros da marca adicionaram novos amortecedor no suporte do motor do lado esquerdo, ressonador na mangueira de admissão, camada extra de feltro na manta acústica do capô e também vidros mais espessos no para-brisa e janelas. Desse modo, os passageiros contam com ainda mais conforto durante seus passeios.
Na parte interna do novo Toyota Yaris Cross, os clientes podem se deparar com novas tela de painel de instrumentos de 7 ou 12,3 polegadas e central multimídia com tela de 9 ou 10,4 polegadas. O tamanho depende da variante escolhida. O sistema Toyota Smart Connect passou por melhorias e a conectividade Android Auto e Apple CarPlay são feitas sem fio. O acabamento do painel tem novo material sensível ao toque. E há também a nova chave digital inteligente já presente no Yaris hatch.
Yaris Cross híbrido está mais potente
Um dos diferenciais do Yaris Cross no Brasil será oferecer a opção de conjunto híbrido no segmento de SUVs compactos. Na Europa, o SUV tem o novo 1.5 aspirado aliado com um motor elétrico mais potente. Agora, juntos eles rendem 130 cv e 18,8 kgfm de torque. Como está mais potente, sua aceleração de 0 a 100 km/h diminuiu em 0,4 segundos e é cumprida em 10,7 segundos. Tem ainda o propulsor Hybrid 115, com 114 cv e 14,3 kgfm. Assim, o cliente pode optar pelas versões mais ou menos potentes e contar com a propulsão híbrida.
Para alegria dos fãs, o Toyota Yaris Cross GR Sport e o Premiere Edition contam com o motor híbrido mais potente. No quesito segurança, o Yaris Cross teve melhorias nos recursos ADAS de condução semiautônoma. Cruise Control adaptativo mais rápido, assistente de mudança de faixa, alerta de ocupantes no banco traseiro, assistente de condução proativo são as principais novidades.
Toda a linha Yaris Cross ganhou melhorias na câmera e radar de segurança, alerta de colisão frontal também foram aprimorados. Para quem quiser sair do mesmo, existe a nova cor azul Juniper na paleta. Somente a variante Premiere Edition tem a pintura Urban Khaki e rodas de 18 polegadas. Já o Yaris Cross esportivo tem diversas peças pintadas de preto fosco, o que aumenta a imagem de esportividade do SUV compacto.
Ainda não há preço e nem a data oficial de lançamento do Yaris Cross com essas novidades para alguns mercados da Europa. No Brasil, o SUV compacto deve chegar somente em 2024. Ele virá para enfrentar Honda HR-V, Hyundai Creta, Volkswagen Nivus, Fiat Pulse, Renault Duster, Chevrolet Tracker e mais oponentes.
Você está ansioso pelo Toyota Yaris Cross? Vai comprá-lo ou prefere seus rivais? Conte nos comentários
>> Black Friday da GWM tem oferta para Haval H6 e Ora 03