Daqui a alguns anos, a Toyota vai aumentar a família do Land Cruiser. O modelo conhecido por sua vocação off-road, passará a contar com uma versão pequena e outra grande e ambos serão elétricos. Com esses dois modelos na manga, a marca japonesa quer bater de frente com os futuros projetos da Land Rover para o Defender.
Simon Humphries, diretor de branding da marca, revelou que a montadora quer explorar novas formas de mobilidade e que também promovam a liberdade de movimento das pessoas. O menor SUV será o Compact Cruiser. Ele é focado nos consumidores jovens, é totalmente elétrico e roda tanto no ambiente urbano quanto no fora de estrada. A ideia é que ele seja o mais acessível da linha Land Cruiser, tanto por seu tamanho quanto preço final.
Esse mini Toyota Land Cruiser teve o projeto desenvolvido na França, no mesmo estúdio de onde saíram os Toyota Aygo X e C-HR. Muito provavelmente, o modelo de produção seja igual ao conceito. Seu desenho abusa das linhas quadradas, tem aspecto moderno e futurista e terá diversos acessórios. Assim, as aventuras off-road poderão ser feitas sem tantas dores de cabeça. Ele deverá utilizar a plataforma E-TNGA, a qual já sustenta o SUV bZ4X. Sua tração será integral. O motor do bZ4X rende 214 cv e tem mais uma bateria de 71,4 kWh, que devem equipar o Compact Cruiser.
Defender precisa de atenção com os novos Land Cruiser
Já na outra ponta da família japonesa de SUVs off-road, estará o Land Cruiser SE. Ele não terá o visual parrudo e robusto pronto para aventuras no fora de estrada. Ele é mais voltado para os grandes centros e é elétrico. Seu chassi será dividido em três partes: dianteira, central e traseira. Isso trará maior eficiência em sua linha de produção. Ele contará com uma bateria prismática, a qual é mais barata de produzir do que a que o bZ4X utiliza hoje.
O Toyota Land Cruiser mais sofisticado possui um desenho mais futurista, com linhas mais conservadoras e não tão quadradas quanto seu irmão menor. Como ele será o maior da sua linha, sua autonomia não deve ser tão mirabolante, mas promete entregar um número bem competente para sua categoria. Seu lançamento está previsto para meados de 2026, quando o Land Cruiser original completará 75 anos. Até lá, os Land Rover Defender precisam correr e se preparar para esses novos rivais.
Qual você prefere: o Land Rover Defender ou um Toyota Land Cruiser? Conte nos comentários
>>Volvo quer matar logo os carros a combustão
>>Sandero, 208, Clio e Corsa são os carros mais vendidos da Europa