Seguindo a tendência do mercado automotivo atual, um dos lançamentos do próximo ano para a Toyota, deverá ser a família da picape Hilux com propulsão híbrida. Segundo fontes da própria fabricante, o novo conjunto de motorização da picape será do tipo híbrido-leve e aliado ao motor 2.8 turbodiesel usado hoje.
A montadora revelou que esse novo motor proporcionará a Hilux economia de cerca de 10% de combustível em relação ao motor 100% diesel, eficiência otimizada, condução diferenciada, arranques silenciosos, entre outros recursos. Seu torque será aprimorado, haverá frenagem regenerativa e também as partidas e paradas serão mais suaves.
Este sistema híbrido-leve que será utilizado pela Toyota Hilux, será composto por três itens principais: um conversor, um gerador elétrico acionado por correria, o qual substituirá o alternador do motor convencional e uma bateria de 48V. Todo esse conjunto não tem a mesma eficiência de um sistema híbrido plug-in, por exemplo, mas é mais fácil para eletrificar um veículo.
Novo conjunto híbrido terá plataforma diferente
O novo conjunto mais ecológico passará a equipar a linha do SUV SW4 e outros modelos movidos a diesel da montadora japonesa. Aliás, toda a parte do off-road desses veículos não será afetada, tanto é que a Toyota afirmou que pensou nesse sistema já equipando esses modelos com vocação mais aventureira. Até trechos alagados com 70 cm poderão ser enfrentados por esses carros.
A Toyota contou que esse conjunto poderá ser instalado em motores já existentes. Ainda assim, ela não revelou se essa novidade será aplicada na nova geração da Hilux e SW4, ou se virá na geração atual. A arquitetura utilizada por esses modelos será a TNGA-F, feita especialmente para modelos feitos com carroceria sobre chassi, como o Land Cruiser e as picapes Tundra e Tacoma.
O que você achou desse novo conjunto? Quando será a apresentação da Hilux híbrida? Conte nos comentários
>>Toyota promete carro elétrico que carrega em 10 minutos
>>Toyota Corolla 2024 surge em concessionária com novo painel e central
>>SUV jurássico da Toyota de 40 anos ganha tapa no visual e motor de Hilux