A Toyota Hilux ganhará uma irmã em breve. Contudo, diferentemente da norte-americana Tacoma, a nova Hilux Champ não é pensada para atuar no mesmo mercado que a caminhonete média mais vendida do Brasil. A ideia da inédita picape é servir puramente como um veículo de trabalho de baixo custo.
Segundo informações da revista , a Hilux Champ será o nome de produção da picape apresentada como conceito IMV 0 ou Rangga em alguns países. Ela é baseada na mesma plataforma da Hilux e do SW4, contudo com algumas simplificações na construção para baixar os custos.
A ideia é oferecer uma caminhonete de porte médio a preço de compacta, mas totalmente voltada ao trabalho. Para isso, a Hilux Champ terá algumas simplificações bem nítidas. Começa pelo visual, que será composto por chapas metálicas de corte reto e muito uso de plástico na carroceria. Nada de desenhos rebuscados: tudo reto para baratear.
A Hilux Champ terá caçamba feita em metal como em modelos como Kia Bongo ou Hyundai HR. Ela permitirá a sua remoção para funcionar como mini caminhão baú ou adaptação da área de carga para diversas utilizações. A ideia é ser o mais modular possível e, literalmente, servir como ferramenta de trabalho.
Para reduzir ainda mais os custos, a Hilux Champ usará peças internas de outros carros da Toyota e motores já oferecidos. Lá na Índia, está na prateleira o 2.4 quatro cilindros turbo diesel da Innova Crysta, minivan baseada na Hilux. Há ainda possibilidade de uma versão híbrida ou 100% elétrica no futuro.
Ainda não se sabe se a Toyota Hilux Champ será vendida em outros países além de mercados asiáticos. Contudo, seu lançamento está confirmado para 2024. Há expectativas de que uma versão SUV seja lançada também, como um equivalente de baixo custo ao SW4.
Você teria essa Hilux 100% voltada ao trabalho? Conte nos comentários.
>>5 carros absurdamente malucos da Toyota
>>Toyota chama Fogaça para provar que Corolla não é carro de tiozão