A Toyota apresentou novos detalhes do seu novo SUV conceitual, o bZ Compact SUV Concept. A novidade foi apresentada com mais algumas informações e pode antecipar as linhas que o SUV compacto da japonesa terá aqui no Brasil. Atualmente uma das poucas marcas generalistas que ainda não tem o seu próprio SUV compacto, ele é esperado há alguns anos em nosso mercado.
Apesar de ser da linha bZ, é possível que a nova filosofia de design da Toyota siga os caminhos ditados pelos elétricos, como aconteceu com o novo Prius. Se tratando do modelo das imagens, o conceito será uma alternativa ao Corolla Cross, sendo um SUV médio elétrico que aparece até meados de 2026, na Europa. De acordo com a japonesa, ele possui 4,53 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,56 m de altura.
Ficando entre o Corolla Cross e o RAV4 em termos dimensionais, não é difícil imaginar que ele terá uma versão de produção, visto que não está muito distante disso. E não estranhe se ele for lançado como bZ2X, por exemplo. O conceito traz um design que lembra a nova geração do Prius, apresentada nesta semana. Esse parentesco fica claro por conta do desenho da dianteira, com faróis em C.
A parte inferior dos faróis ainda se conectam por uma barra em LED. O para-choque dianteiro traz uma entrada de ar inferior e uma iluminação em LED nas extremidades. De perfil, o conceito tem um caimento do teto suave e repete o esquema da maçaneta traseira embutida vista no novo Prius. Já as portas dianteiras contam com uma maçaneta retrátil.
As rodas são um destaque também, com vários raios. De traseira, o SUV possui lanternas horizontais e compridas, que quase se conectam. O vidro traseiro é bem inclinado. O para-choque traseiro ainda tem um acabamento em preto e tem um difusor que ajuda na aerodinâmica. No interior, o conceito se destaca por vir com um desenho simples e funcional.
Chama a atenção o volante horizontal, num estilo octogonal. O quadro de instrumentos possui uma tela e a central multimídia tem uma tela curva. Detalhes da mecânica não foram revelados, mas por ser um bZ, espere que ele seja puramente elétrico. Quanto ao nosso SUV compacto nacional, ele virá em meados de 2025, com produção em Sorocaba (SP).
>>Toyota Hilux a hidrogênio pode acabar com as picapes diesel?
>>BYD já é maior que Volkswagen e Toyota na China
>>Toyota apresenta teaser de novo SUV com três fileiras de bancos