O Toyota Corolla híbrido ficou um pouco mais potente e ganhou uma leve mudança visual. Mas calma, porque essas novidades não foram implementadas no modelo brasileiro. Ao menos por enquanto, somente a versão do carro vendida no Japão é que tem novidades.
Por lá, o Corolla é vendido nas carrocerias sedã, hatch (Sport) e perua (Touring), além do Corolla Cross, que não ganhou nenhuma das mudanças por enquanto. Dessa forma, os três modelos passaram por uma discreta reestilização que mexe em elementos da grade dianteira e uma nova assinatura para a iluminação diurna em LED.
O Corolla Sport ganhou também uma nova moldura para os faróis de neblina, o que forçou uma mudança um pouco maior em sua grade. Porém, a maior alteração para os modelos está debaixo do capô, pois os modelos híbridos ganharam um motor elétrico mais potente.
Reforço híbrido
Agora, o propulsor elétrico no Japão desenvolve 95 cv de potência e 18,8 kgfm de torque. Esta mudança traz um salto considerável em relação ao motor elétrico anterior, que entregava 53 cv e 16,6 kgfm de torque. Para comparação, o modelo vendido no Brasil entrega 72 cv e 16,6 kgfm, com potência combinada de 122 cv.
Além de ter a versão perua, o Corolla japonês ainda oferece uma opção híbrida com tração integral. Chamado de E-Four, o sistema adiciona um segundo motor elétrico no eixo traseiro, com 41 cv e 8,5 kgfm. Já o motor a combustão do conjunto híbrido segue sendo o mesmo 1.8 a gasolina com ciclo Atkinson de 98 cv e 14,4 kgfm.
Mesmo sendo mudanças implementadas no mercado japonês, é bom sempre manter o Corolla no radar. Afinal, trata-se de um dos principais produtos globais da Toyota, cujas novidades podem ser implementadas em outros mercados, inclusive no Brasil.
>> Toyota sobre preços de Corolla e Corolla Cross no Brasil
>> Toyota interrompe fabricação de Hilux e SW4 por falta de pneus
>> Por R$ 56 mil, Tata Tiago EV é carro elétrico mais barato do mundo