Nascido para ser um projeto para mercados emergentes, o Toyota Corolla Cross ganhou o mundo e mostrou o potencial que o modelo tem para melhorias. Prova disso é que ele recebeu nos EUA uma nova versão híbrida com bem mais potência que o modelo brasileiro, mas não tão econômico assim.
Como carros híbridos são pensados para gastar pouco, a também economizou nas informações sobre o carro. Não ficou clara qual a litragem do motor a combustão, a capacidade das baterias ou a potência do sistema elétrico. A marca revelou apenas que o sistema híbrido é de quinta geração e tem 197 cv.
É uma melhoria considerável frente aos 122 cv oferecidos no Corolla Cross Hybrid brasileiro o qual combina motor 1.8 flex a um conjunto de motores elétricos. O nosso modelo, porém, é mais econômico. Com gasolina faz 17 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. O americano tem consumo médio de 15,7 km/l em ciclo misto cidade e estrada.
Contudo, com a cavalaria a mais, o Corolla Cross Hybrid faz de 0 a 100 km/h em 8 segundos na versão norte-americana contra 13 segundos do modelo brasileiro. Em resumo, os 75 cv a mais fizeram com que a aceleração do SUV médio híbrido baixasse em 5 segundos. A transmissão é do tipo CVT.
Corolla Cross sem marmita
Um elemento diferente do Corolla Cross Hybrid norte-americano é que ele adota a dianteira do Fortlander chinês, que é o Corolla Cross vendido por uma das subsidiarias da marca. A grade frontal é fechada na parte superior, deixando a tomada de ar inferior como principal e ladeada por plástico preto brilhante.
Na traseira, elemento em preto brilhante decora o para-choque que tem desenho levemente diferente. Mas o destaque vai para o sistema de escape que é camuflado e não faz aparecer a famosa “marmita” no trânsito como o modelo brasileiro. A suspensão traseira é independente e ele tem tração nas quatro rodas como equipamento padrão.
Além disso, o Corolla Cross Hybrid americano traz piloto automático adaptativo com detecção de radares, farol alto automático, detecção de placas de trânsito, aviso de objetos no banco traseiro, alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado. Por dentro ele traz freio de estacionamento eletrônico.
>>Toyota Corolla Cross é Corolla de verdade, mas tem poréns | Avaliação
>>Yaris 2023: melhor hatch que você compraria em 2012 | Avaliação
>>Toyota assina contrato com Fiat e Peugeot para vender seus carros