Desde que a Fiat criou o segmento de caminhonetes intermediárias com a Toro, a categoria se tornou um grande desejo da maioria das montadoras. A Renault fez a Oroch, a Chevrolet promoveu a de categoria, a Ford tornou a Maverick um sucesso nos EUA e a Hyundai tem a Santa Cruz. Mas agora a Toyota quer uma picape derivada do Corolla.
Assim como acontece com as outras picapes intermediárias, as quais usam plataforma monobloco derivada de algum modelo compacto ou médio, a Toyota pretende usar as raízes do Corolla para produzir uma caminhonete intermediária. Segundo informações do , o modelo deve chegar depois de 2027.
Contudo, isso significa que a Corollatruck, como tem sido chamada nos EUA, não seria derivada da atual geração do modelo médio. Em geral, cada geração do Corolla dura 7 anos. O atual modelo foi lançado em 2018 e reestilizado neste ano. Ou seja, teoricamente tem ainda até 2025 ou 2026 antes da renovação total.
Próxima geração
Contudo, a ideia é que a picape Corolla surja só depois de 2027, ou seja, já baseada na 13ª geração do sedã médio. A base TNGA deverá ser mantida, mas com mudanças importantes e reforços. Além disso, é bastante provável que a próxima geração do Corolla só tenha motorização híbrida, algo que deve ser seguido pela caminhonete.
Esse novo modelo atuará abaixo da Hilux e da Tacoma, com foco nos EUA e no Brasil, os dois principais mercados para esse segmento de caminhonetes intermediárias. Na Europa, é pouco provável que o modelo será vendido, visto que a data de lançamento esperada é próxima da transição total para carros elétricos.
Você acha que uma caminhonete derivada do Corolla fará sucesso? Conte nos comentários.
>>Toyota GR Yaris ganha visual invocado com novo kit
>>SUV jurássico da Toyota de 40 anos ganha tapa no visual e motor de Hilux
>>Toyota Land Cruiser Prado é lançado com motor de Hilux e SW4 no mercado europeu