O Toyota Celica saiu de linha em 2006, após uma trajetória de 35 anos de fabricação. No entanto, o modelo pode voltar a ser produzido em breve, e quem garante isso é o próprio Akio Toyoda, que foi CEO da marca e hoje é um dos chefes do conselho da empresa.
Apaixonado por carros, Akio Toyoda disse durante uma live no YouTube que pediu o retorno do Celica, mas que não sabe qual será o nome escolhido para o retorno do carro. Apesar de não afirmar categoricamente que o Celica voltará a ser produzido, o ex-chefão deixou no ar que a montadora trabalha em uma nova versão de seu esportivo menor.
A história do modelo começou nos anos 1970, inicialmente como um sedã, mas a versão liftback foi a que mais chamou a atenção. Ela era visualmente inspirada no Ford Mustang, com direito a carroceria fastback e traseira bastante parecida com a do muscle car.
No começo, o Celica e o Supra eram basicamente o mesmo carro. Enquanto o Celica utilizava os motores de quatro cilindros, o Celica Supra era o modelo mais modificado e com motor de seis cilindros. O primeiro Celica Supra surgiu na segunda geração do modelo, sempre utilizando como base a versão liftback.
A trajetória dos dois carros foi separada em 1986, quando cada um deles recebeu uma nova geração e passaram a ser independentes um do outro. Dali em diante, os dois esportivos conviveram juntos, com o Celica ocupando um degrau abaixo em esportividade, tendo motor de quatro cilindros, enquanto o Supra se tornou maior e tendo sempre o propulsor de seis cilindros.
O Supra só foi utilizar um motor menor na geração atual, quando o modelo de quatro cilindros passou a ter o propulsor 2.0 turbo de origem BMW, que rende entre 197 cv e 258 cv. Já o Celica foi descontinuado em 2006 e nunca mais teve uma nova geração.
No entanto, isso pode mudar em breve, se a Toyota realmente atender ao pedido de Akio Toyoda. Apesar da afirmação do ex-chefão da empresa, nenhuma expectativa de lançamento do modelo foi anunciada.
Acredita que o Toyota Celica pode retornar em breve para ser um esportivo mais acessível que o Supra? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Novo BMW X2 deve substituir o X4 a combustão