A Toyota é uma das poucas marcas que ainda não abraçou totalmente os carros elétricos, mas a montadora japonesa anunciou nesta semana seu plano para uma nova tecnologia de baterias, prometendo EVs com autonomia de quase 1.000 km e tempo de recarga de 10 minutos a partir de 2027, graças à tecnologia de bateria de estado sólido.
Antes disso, os elétricos da marca com autonomia de 800 km são prometidos para 2026, e no futuro a Toyota acredita que seus EVs poderão atingir 1.200 km com uma única carga.
Novas Baterias da Toyota
As baterias com eletrólito líquido, o tipo de bateria mais comum atualmente, são categorizadas como Baterias de Desempenho e Alta Performance (ambas baseadas em íons de lítio) e Baterias de Popularização (fosfato de ferro-lítio).
Para as baterias de Desempenho de íons de lítio, esperadas para 2026, a Toyota prevê uma autonomia de mais de 800 km, parcialmente graças à melhoria na aerodinâmica e redução de peso.
Mas a grande novidade é que essas baterias devem custar 20% menos para serem produzidas em comparação com a tecnologia de bateria do Toyota bZ4X e serão capazes de recarregar de 10% a 80% em 20 minutos.
As baterias de Popularização combinarão níquel-hidreto metálico (NiMh) e fosfato de ferro-lítio (LiFePo) com uma nova tecnologia bipolar que aumentará em 20% a autonomia dos BEVs em comparação com o bZ4X, reduzirá o custo em 40% e permitirá recargas em menos de 30 minutos. Essa tecnologia está prevista para chegar até 2027 e pode alimentar futuros SUVs, como o Toyota bZ5X e o Lexus TZ, ambos fabricados nos Estados Unidos.
Baterias de Íons de Lítio de Alta Performance
A tecnologia de íons de lítio de alta performance será lançada por volta de 2028 pela Toyota, e combina a tecnologia bipolar com a química de íons de lítio. Isso representará um dos maiores avanços na tecnologia de baterias, pois visa reduzir os custos em mais 10% em comparação com a bateria de Desempenho, ter tempos de recarga de 20 minutos semelhantes e proporcionar uma autonomia de 600 milhas com uma única carga. Essa tecnologia de bateria provavelmente será utilizada no Lexus LFR – o sucessor elétrico do LFA.
As baterias de estado sólido serão a tecnologia mais revolucionária para os carros elétricos, substituindo o eletrólito líquido por um sólido. A Toyota afirma ter feito uma grande descoberta nas baterias de estado sólido de íons de lítio que pretende ter prontas para uso comercial entre 2027 e 2028.
As baterias de estado sólido possuem maior densidade energética, fornecendo mais energia em um pacote mais leve e compacto. A Toyota afirma audaciosamente que essa tecnologia proporcionará uma autonomia de quase 1.000 km e tempos de recarga de 10 minutos.
Anteriormente, a longevidade da bateria era o ponto fraco dessa tecnologia, mas a Toyota afirma ter superado isso e está concentrando seus esforços na produção em massa das baterias de estado sólido.
Além disso, a Toyota deseja desenvolver ainda mais essa tecnologia, e a fase 2 de seu programa de desenvolvimento de baterias de estado sólido – com um cronograma não confirmado – poderia proporcionar uma autonomia de mais de 1.200 km com uma única carga, eliminando de vez a ansiedade pela autonomia.
Acredita que a tecnologia da Toyota vai revolucionar os carros elétricos? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Toyota lança minivan rival da Chevrolet Spin por R$ 61 mil
>> Ford Ranger Raptor será vendida no Brasil
>> Peugeot 208 turbo arrasa no preço e ao volante | Impressões