Há anos a Tesla domina o mercado de carros elétricos no mundo, mas de uns tempos para cá, algumas montadoras avançaram forte a ponto de derrubar a gigante americana. Uma delas é a BYD, tendo a Volkswagen logo atrás crescendo com força. Por isso, a Tesla prepara uma renovação do Model 3 com objetivo de baixar preços e custos de produção.
Segundo informações da , a reestilização do Tesla Model 3 é trabalhada internamente como Highland e deverá ser apresentada como linha 2024 do modelo já no ano que vem. Ele terá o mesmo tratamento feito com as mudanças de Model S e Model X: alterar pouco o design externo visando redução de custos e simplificar ainda mais o interior.
A Tesla quer economizar o máximo que puder, por isso pode adotar materiais mais simples e superfícies menos rebuscadas – isso porque o interior já é o exemplo máximo de minimalismo. O Model 3 pode ganhar, inclusive, o polêmico volante Yoke que já está presente no Model S e no Model X.
O grande desafio da Tesla é conseguir reduzir o preço do Model 3 em cerca de 9% para tornar o modelo competitivo no mercado novamente. A BYD, por exemplo, tem conseguido vender mais unidades do Qin elétrico e do sedã grande de luxo Han do que a Tesla tem feito com o Model 3. Por isso, o corte de custos é ainda mais essencial por lá.
Prova da importância da China, é que o Tesla Model 3 2024 começa a ser produzido no terceiro quadrimestre de 2023 em Shangai. Somente depois a fábrica americana de Fremont, Califórnia, começará a fazer a variante atualizada do carro elétrico mais vendido do mundo (por enquanto).
>>BYD registra Han híbrido e rival do Model 3 no Brasil
>>Flagra da Tesla Cybertruck mostra pequenas diferenças do conceito
>>Tesla Model Y pode ser um dos 5 carros mais vendidos do mundo