Hoje a Suzuki tem um buraco importante para preencher em sua linha de SUVs. O Ignis é a porta de entrada com 3,70 m de comprimento. Já o Vitara, com seus 4,17 m a tua na faixa dos compactos, mas vai crescer na próxima geração. Isso abriu espaço para um futuro possível Swift Cross.
Na faixa dos 4 m de comprimento hoje a Suzuki tem apenas o Breeza na Índia. Mas o modelo é pensado exclusivamente para mercados emergentes e não se encaixaria no portfólio da marca no Japão ou na Europa. Por isso, segundo o , um Swift Cross está sendo preparado.
O mais notável é que esse SUV vai ser baseado no Swift Sport. A variante esportiva do hatch compacto tem diversas melhorias de chassi e de dinâmica, o que poderia beneficiar fortemente o SUV compacto. Ele deve usar a plataforma Heartect da Suzuki lançada em 2014 e usada nos atuais Ignis, Baleno, Swift, Dzire, Xbee e S-Presso.
A ideia é que esse novo SUV seja lançado depois da nova geração do Swift, programada para 2022. Como o Swift Sport só chega em 2023 e o SUV será derivado dele, não espere pelo Cross antes de 2024. É possível que ele use motores eletrificados com sistema híbrido leve ou até um híbrido completo.
Entretanto, há uma enorme possibilidade de que a equação seja ainda mais simples. Toyota e Suzuki andam fazendo um troca-troca de modelos. Carros da Toyota são vendidos na Europa com logotipo da Suzuki, enquanto o inverso acontece na Índia. É assim que o RAV4 virou ACross na Europa e o Breeza se tornou Urban Cross.
Com isso, esse novo Swift Cross pode ser, na realidade, somente a versão Suzuki do Toyota Yaris Cross. Outra possibilidade é que ele seja derivado do novo projeto para mercados emergentes que vem sendo tocado no Brasil para ocupar o posto abaixo do Corolla Cross.
>>Exclusivo: Toyota trabalha em novo motor 1.5 para SUV nacional
>>Concessionária Toyota vende RAV4 a meio milhão por motivo questionável
>>Exclusivo: Toyota não fará Yaris Cross no Brasil, mas novo SUV global