A quarta geração do hatch compacto Suzuki Swift foi revelada com grandes novidades. Se o design do Hyundai HB20 era criticado, o do Swift seguiu bem seus passos. Mas, o hatch japonês ganhou também novidade na motorização, na lista de equipamento e nos itens de segurança. Tudo isso para ele ficar mais competitivo perante a crescente dos SUVs compactos. E bem que ele poderia ser vendido aqui.
O Swift 2025 ganhou retoques no visual. Na dianteira, chama a atenção a grade frontal destacada e que parece uma boca de um peixe bagre. Seu capô está menor e a linha de fechamento ficou mais visível. Sua linha de cintura é alta e a coluna C ganhou uma peça com visual mais achatado. A traseira tem linhas mais harmoniosas e contidas. Seu para-choque traseiro é mais saliente e tem um amplo espaço para a instalação da placa do veículo.
Como é uma nova geração, o Suzuki Swift ganhou uma bela repaginação no interior. O painel de instrumentos ainda é analógico, mas tem tamanho grande e permite ampla visualização das informações. A tela da central multimídia é grande e tem 9 polegadas, mas sua resolução é melhor do que da geração anterior. O acabamento mescla tons claros e escuros e o ar-condicionado passa a ter comandos por botões. Para o mercado japonês, o novo Swift tem somente câmbio automático do tipo CVT. Possivelmente os europeus ganhem versões com câmbio manual.
Novo Swift tem qual motorização?
Quando o quesito é segurança, a quarta geração do Swift traz novos recursos. A multimídia passa a contar com um aplicativo próprio da marca. O hatch compacto tem assistente de permanência em faixa, monitoramento do motorista e mais itens. Ele também ganhou um sistema de câmeras e radar, os quais alertam ao condutor sobre a proximidade dos demais veículos e pedestres ao redor. O modelo recebeu também a frenagem autônoma de emergência. Só que, ela apenas diminui a velocidade do carro e não evita a colisão.
Para atualizar seu modelo de sucesso, a Suzuki implantou melhorias no sistema híbrido-leve ao novo Swift. O motor 1.2 de código Z12E não teve números de potência revelados. O hatch pode ter tração dianteira ou integral e o torque em baixas rotações foi aperfeiçoado. As vendas estão previstas para começarem na primavera europeia de 2024 e nessa época mais detalhes serão divulgados.
Você queria que a Suzuki vendesse o Swift no Brasil? Conte nos comentários
>>Bomba: Fiat Cronos morrerá nessa geração
>>Compradores da Tesla Cybertruck estão desistindo da caminhonete