O Jimny 4 portas deve ser lançado em breve na América Latina. Revelado pela Suzuki no início do ano, o modelo maior estará disponível para mercados internacionais a partir de 2024, segundo informações da imprensa indiana.
Além da América Latina, a África e algumas nações da Ásia também receberiam o modelo, que por enquanto só é vendido na Índia. No entanto, o modelo não atende os níveis de poluição estabelecidos na Europa, o que inviabiliza seu lançamento por lá.
Com 3,98 metros de comprimento, o Jimny de 4 portas é mais longo que o modelo de duas portas, que conta com 3,64 metros de comprimento, mas mantém com 1,64 m de largura e 1,72 m de altura. Visualmente, as únicas mudanças são as portas extras e as novas janelas laterais.
Mantendo o estilo quadrado, a carroceria com opções de cores chamativas, arcos de roda alargados, faróis redondos, dobradiças traseiras expostas e pneus off-road. O interior não oferece grandes diferenças, exceto pelo maior espaço interno e os painéis das portas extras.
A Suzuki homologou o Jimny de 4 portas com banco traseiro para até três passageiros e o porta-malas conta com 208 litros, aumentando para 332 litros com o assento rebatido.
O motor 1.5 a gasolina com sistema híbrido-leve entrega 105 cv de potência e 13,6 kgfm de torque, junto ao câmbio manual de 5 marchas ou automático de 4 velocidades. A tração é nas quatro rodas, e o Jimny conta com bons ângulos de entrada, de 36 graus, e de saída, de 50 graus, além da distância em relação ao solo de 210 mm.
No mercado brasileiro, a Suzuki é representada pela HPE Automotores, que já negocia o lançamento desse modelo no país. Vale lembrar que a linha 2024 do Jimny foi lançada recentemente no Brasil, mas teve apenas novidades nas versões, mantendo apenas a carroceria de duas portas.
>> Suzuki Jimny ganha duas portas e fica do tamanho do Citroën C3
>> Lesmas sobre rodas: conheça os 10 carros mais lentos do Brasil