Maior mercado automotivo do mundo, a Chinda é a que dita tendências atualmente entre os carros. Prova disso, é que a última moda por lá são os SUVs quadrados e parrudos. Modelos com desenho fortemente inspirados em Mercedes-Benz Classe G, Ford Bronco, Jeep Wrangler e Land Rover Defender estão dominando as ruas.
Nos últimos anos, o lançamento de modelos nessa categoria tem se tornado ainda maior e vindos de todas as marcas. A que mais fortemente aposta nessa subcategoria é a GWM com os modelos da linha Tank. Originalmente nascidos na marca Haval, os SUVs parrudos foram separados em uma linha diferenciada para reforçar sua postura mais robusta.
Mas essa estratégia está se espalhando por todas as marcas. A Chery, através da marca Jetour, vai lançar o JMK, um SUV de porte grande, bem parrudo e quadrado, com direito até a uma bolsa pendurada na tampa traseira imitando um estepe. A BYD tem o Yangwang U8, que é tão parrudo que consegue flutuar na água. Os exemplos são diversos.
Mas isso está levando a uma movimentação das marcas para deixar até modelos nada parrudos, com cara de que aguentam o tranco. Exemplo são os mini SUVs elétricos que são vendidos a rodo na China. A GM, através da marca Baojun, tem o pequeno Yep, que tem jeitinho de Suzuki Jimny, enquanto a Geely recentemente mostrou o Panda Knight.
Agora é questão de tempo até que as marcas europeias, americanas, japonesas e até as que comecem a copiar a fórmula.
Você gosta desse estilo de SUV parrudo? Conte nos comentários.
>>Novo GWM Tank 700 é um Classe G híbrido chinês
>>Geely apresenta o carismático e elétrico Panda Mini na China