Depois de muito suspense sobre o início da renovação elétrica da Volvo, com rumores que seria o fim dos batismos com siglas, o XC90 será rebatizado de EX90. E mata esses rumores. O elétrico será apresentado no mês que vem e mostrou as imagens do seu painel. Nelas, fica perceptível o desenho de linhas bem minimalistas, que se destacam por uma faixa horizontal, onde estão inseridas as saídas de ar-condicionado.
Há um quadro de instrumentos com uma tela horizontal, enquanto o volante traz um novo desenho, com o logotipo da marca ao centro e, ao que tudo indica, controles sensíveis ao toque nas extremidades. O volante ainda tem um acabamento prateado que envolve os três raios. Falando em envolver, existe uma peça na parte inferior das saídas de ar-condicionado que cercam também a tela da central.
Falando nela, a central multimídia continua vertical, mas fica ainda maior. Pelas imagens, ela fica mais larga e mais alta. A Volvo confirmou que ela terá um sistema mais rápido à navegação, mídia e telefone, além de controles e outras ações comuns. Pelo o que parece, a tela deve absorver alguns comandos que antes tinham controles físicos.
SUV autônomo
A Volvo também confirmou que ele será equipado com sensores de última geração, com câmera 360 graus nos arredores do carro, direção assistida e o SUV vai informar continuamente o que está vendo. O EX90 vai estar pronto para ter o hardware de condução autônoma, não supervisionada. No entanto, a Volvo não divulgou de qual será o nível de tecnologia da condução.
Para auxílio do modo autônomo, a Volvo confirmou que o SUV terá 16 sensores ultrassônicos, oito câmeras e cinco radares, que serão o cérebro da tecnologia de condução. O EX90 será puramente elétrico e pode estrear uma nova geração de motores, podendo ter tração dianteira e tração integral. Apesar do lançamento do elétrico, o vai seguir em linha, com motor híbrido.
>>Volvo XC90 vai mudar de nome, mas não será Embla
>>Surgem as imagens de patente do substituto do atual Volvo XC90
>>Volvo domina venda de carros elétricos no Brasil em 2022