O projeto do Jeep Avenger no Brasil foi descartado. O conhecido mini Renegade não será mais fabricado no nosso país após clínicas mostrarem que o público da marca não quer algo abaixo do SUV compacto hoje em produção. Só que não se preocupe, pois a Stellantis prepara a renovação total de Pulse, Fastback e um substituto para o Argo, que pode ser o novo Uno.
Fontes ligadas à marca relataram com exclusividade para o Auto+ que as novas gerações de Argo, Pulse e Fastback já estão em trabalho pela Stellantis no Brasil e eles serão projetos globais. O trio de compactos será todo feito em Betim (MG) na plataforma STLA Small, que será o nome novo da CMP do Peugeot 208 e do Citroën C3.
Inclusive, a base já é de responsabilidade do Brasil, visto que um dos engenheiros principais de Betim, MG, está a cargo da plataforma a nível global. Isso porque haverá uma maior sinergia entre a Fiat do Brasil e da Itália. Como temos muito mais recursos e expertise em carros compactos, os modelos desenvolvidos aqui também serão vendidos lá.
A volta do Uno?
O exemplo maior disso é o sucessor do Argo. O modelo será vendido na Europa como novo Fiat Panda e terá uma variação no Brasil de custo levemente reduzido. A estratégia é parecida com o que foi feito com o Uno e o Panda, tanto que o novo hatch deve resgatar o nome Uno pois será um compacto quadradinho.
O novo Argo / Uno brasileiro terá algumas simplificações em relação ao Panda europeu para poder atuar no segmento de entrada. Ele terá visual levemente aventureiro, seguindo uma fórmula parecida com a do Citroën C3. Contudo, ele será maior que o hatch francês, sendo o maior dos compactos da Stellantis no Brasil.
SUVs globais
Outra grande novidade da Fiat para os próximos anos é a globalização de Pulse e Fastback. A marca trabalha para que a segunda geração da dupla se torne global, colocando a Fiat em um segmento ainda não tão explorado na Europa. Hoje ela tem o 500X, que é um Jeep Renegade com cara retrô e o 600, que é meio SUV, meio hatch.
Por conta da flexibilidade da plataforma, os novos Pulse e Fastback deixarão de ser versões altinhas de Argo e Cronos. Eles não mais compartilharão componentes externos com o próximo Argo, adotando estilo próprio e uma carroceria mais volumosa. A ideia é fazer a lógica que os Peugeot 208 e 2008 possuem: intimamente ligados, mas não iguais.
Antes dessa mudança de geração, contudo, os dois modelos receberão mudanças visuais em 2025. A Fiat trabalha para que e Pulse Abarth tenham teto solar como opcional, além de um pacote com bancos dianteiros elétricos. As mudanças visuais contemplarão também para-choques e faróis novos.
Qual dos novos Fiat você quer ver logo? Conte nos comentários.
>>Programa sobre carros da Amazon dará adeus em breve
>>Esses são os carros com as piores versões do Brasil
>>Volkswagen lança certidão de nascimento para carros clássicos