A capital paulista vai aumentar o desconto no IPVA para carros híbridos e elétricos em 2023. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, efetivou o aumento do desconto na última semana. Com isso, os proprietários desses eletrificados vão pagar 50% a menos do imposto a partir do próximo ano.
Na realidade, os proprietários de carros elétricos e híbridos já tinham um desconto no imposto desde 2014. Porém, essa redução só era válida para veículos de até R$ 150 mil e gerava créditos para o pagamento do IPTU.
Agora, a prefeitura diz que abriu mão de toda a sua parcela de arrecadação do imposto, deixando apenas a parcela que é destinada ao governo estadual, além de tirar o limite dos preços dos carros. Entretanto, o limite máximo de restituição do valor é de R$ 3.300. Curiosamente, os novos benefícios incluem até mesmo carros a hidrogênio, que são modelos que não conseguem nem ser abastecidos no Brasil e estão distantes da realidade do país.
Essa mudança na cobrança do IPVA para 2023 foi anunciada durante o 30º Congresso e Expo Fenabrave, realizado entre os dias 21 e 22 de setembro deste ano. Na ocasião, o prefeito Ricardo Nunes ressaltou o compromisso de incentivar que mais modelos eletrificados entrem na frota da capital paulista.
Além de mais carros eletrificados, a cidade de São Paulo pretende ampliar o uso dos ônibus elétricos. Ricardo Nunes aproveitou o evento para anunciar que pretende trocar cerca de 30% da frota atual da cidade por modelos elétricos até 2024. Dessa forma, o transporte público da capital se tornaria menos poluente até o fim do atual mandato do prefeito.
>> IPVA e pedágio podem ficar mais baratos se você for um bom motorista
>> BYD Tan: é um cruzeiro 5 estrelas com vista para o mar | Avaliação
>> Volvo C40: como é rodar 1.000 km com o elétrico | Avaliação