O nome de um carro pode ser determinante para seu sucesso ou não no mercado. Muitas vezes um batismo mal feito pode causar piadas ou tornar o ele apenas mais um em meio a tantos outros carros. Mas e quando se trata dos SUVs? Qual o significado do nome deles? Desvendamos agora.
A lista contempla os dez SUVs mais vendidos do Brasil no acumulado do ano até setembro. Os números de vendas que compõem esse ranking e determinam a ordem e os carros participantes da lista foram fornecidos pela .
Jeep Renegade
Além de ser o SUV mais vendido do Brasil, o nome Renegade foi usado pela Jeep em uma versão do CJ, o antecessor do . A marca sempre aproveita nomes clássicos em seus SUVs novos. Por isso, queria trazer, além do visual, o espírito do Wrangler para o SUV compacto. Renegade quer dizer renegado, em tradução literal: alguém que quebra tradições.
Jeep Compass
A Jeep definiu esse nome para o modelo como um veículo que vai te ajudar a chegar aos lugares que você quer, independentemente de onde eles estejam. Por isso, Compass é bússola em inglês. O batismo só fez sentido de verdade na atual segunda geração do SUV, pois o primeiro modelo não tinha aptidão off-road alguma.
Hyundai Creta
Há anos a Hyundai escolhe o nome de seus SUVs usando cidades nos EUA. Exemplo disso são os irmãos Tucson, Santa Fé e até a picape Santa Cruz. Mas como o Creta nunca foi vendido por lá, a marca decidiu apostar em outro continente. Creta é o nome da maior ilha da Grécia. Coincidentemente, o Hyundai .
Volkswagen T-Cross
Enquanto a Volkswagen tem alguns nomes geniais como Tiguan (junção de Iguana com Tigre), alguns não são tão criativos assim. A regra é que os SUVs da marca usem a letra T como inicial, ainda que alguns não sigam à risca. Cross é um nome comum em aventureiros e SUVs. Então não foi difícil para a Volkswagen simplesmente colocar a letra T e a palavra Cross juntas.
Chevrolet Tracker
Em tradução literal, o nome Tracker significa rastreador, perseguidor e até cão de caça. Isso tem ligação natural com o espírito aventureiro que a Chevrolet queria passar ao seu SUV originalmente derivado do Suzuki Vitara. Nos EUA, a terceira geração do Tracker foi vendida como Trax para se diferenciar do antigo modelo derivado da Suzuki.
Volkswagen Nivus
Além de não respeitar a regra do T entre os SUVs da Volkswagen, o Nivus não usa esse nome na Europa pois na Estônia seu batismo é polêmico. Em tradução literal, significa virilha. Mas, segundo a Volkswagen do Brasil, o nome não tem um significado específico. Ele apenas tenta remeter a algo novo e moderno.
Honda HR-V
A grande maioria dos SUVs da Honda segue um padrão de nome. Todos usam uma letra inicial seguida de R-V. Começou com o CR-V, se expandiu para o HR-V e hoje é vista em modelos como BR-V, UR-V e XR-V. Em cada um deles, cada letra significa algo diferente. No modelo produzido no Brasil vem de Hi- rider revolutionary vehicle ou veículo alto revolucionário.
Nissan Kicks
Tal qual acontece com o Volkswagen Gol, o nome do Nissan Kicks tem relação direta com futebol. Ele é o único dos SUVs da Nissan que foi desenvolvido no Brasil, apesar de ser um projeto global. Kicks significa chutes em português, que é ligado ao ato mais importante do futebol.
Toyota Corolla Cross
A Toyota tem investido forte em uma nova linha de SUVs diretamente derivados de modelos de grande volume. Para isso, toma o nome original do carro e adiciona Cross. É assim com Corolla Cross e Yaris Cross. O nome Corolla, usado há décadas pela Toyota, refere-se às pétalas centrais de uma flor.
Renault Duster
Ainda que Duster seja a palavra inglesa para espanador, a Dacia e a Renault resolveram usar esse nome para o primeiro SUV da marca romena com outro objetivo. A ideia era remeter ao pó levantado pelo Duster durante uma trilha off-road, visto que ele é um dos mais parrudos SUVs compactos de tração dianteira hoje no mercado.
>>Cinco carros com nomes que são um palavrão fora do Brasil
>>O que significa o nome dos 10 carros mais vendidos do Brasil?
>>Cinco carros do GTA 5 inspirados em modelos vendidos no Brasil