O mundo literalmente dá voltas. O ator Arnold Schwarzenegger, que um dia foi governador da Califórnia, sempre foi o defensor do carro ecologicamente correto. Quer seja elétrico, híbrido ou até movido a hidrogênio, ele foi um dos grandes precursores dessa onda há alguns anos. Mas em um acidente perto de sua casa, ele era o único com um carro poluidor.
Registrado pelo , o acidente envolvendo o ator com o nome mais difícil de escrever sem ajuda do Google estava dirigindo seu GMC Yukon Denali XL quando bateu de frente com um Toyota Prius. Logo atrás, um acertou na traseira do Yukon, que acabou por subir no capô do Prius. Por pouco, um Toyota Corolla estacionado na rua escapou do acidente.
O carro de Schwarzenegger era justamente o gigantesco Yukon em sua versão luxuosa Denali na configuração XL de entre-eixos esticado e mais espaço interno. Nessa configuração, ele conta com motor 6.2 V8 EcoTec de 420 cv e 63,6 kgfm de torque. É um carro que faz, em média, 6 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada.
Há também uma opção diesel, mas ela é pouco vendida nos EUA. Nesse caso, são 277 cv e os mesmos 63,6 kgfm de torque, mas providos por um 3.0 seis em linha. O Yukon Denali XL de Schwarzenegger era da versão a gasolina. O irônico foi ele se chocar com um Toyota Prius, que sempre foi o grande símbolo do carro ecologicamente correto nos EUA.
Por lá, muitos donos de picapes tem o costume de modificar os escapamentos para jogar mais fumaça. É até comum ver vídeos em que picapes grandes despejam uma nuvem preta de fumaça sobre os Toyota Prius. Com carros elétricos isso é menos comum, mas cresce o costume de parar picapes em eletropostos, especialmente da Tesla.
Na foto, a ironia da situação fica por conta de um SUV grande e poluidor ser prensado por um híbrido e por um elétrico. Ainda que, no caso do Prius, ele quase tenha servido de rampa para o Yukon de Schwarzenegger.
>>5 carros que são mais importantes que suas próprias marcas
>>VW T-Cross dobrou de preço: veja carros que mais encareceram em 2021