Ter um carro envolve muitos fatores e sua manutenção é uma delas. Um dos problemas que afeta com recorrência os motoristas é a famigerada pane elétrica. Normalmente, é um problema inesperado, mas existem motivos que podem ocasionar um mau funcionamento no motor e a pane pode acontecer.
A pane elétrica nada mais é do que uma falha em todo o sistema elétrico do modelo. Ou seja, por não funcionar perfeitamente, os componentes que necessitam de eletricidade não funcionam como o esperado e o carro simplesmente para de andar. Conheça algumas dicas para evitar essa dor de cabeça.
Olha o combustível
Pode parecer estranho, contudo o combustível adulterado pode te dar um grande problema. Como ele é uma substância bem diferente do que o carro pode ser abastecido, o funcionamento de diversas peças pode ser danificado. As velas de ignição e os bicos injetores podem não funcionar corretamente se o modelo for abastecido com combustível adulterado e isso pode gerar uma pane elétrica.
Saúde em 1º lugar
Assim como os humanos, os carros precisam de um check-up frequente. Principalmente a bateria. Essa peça é quem transmite energia elétrica para o motor e por isso ela precisa ser bem cuidada pelo dono do automóvel. O ideal é que ele esteja sempre atento, faça revisões periódicas e se precisar, troque a bateria velha por uma nova.
Nada muito quente
Se ficar no sol para se bronzear tem seus riscos, estacionar seu veículo em um local sem sombra e deixar por longos períodos sob os raios solares também não é uma boa pedida. Bateria, fusíveis, cabos elétricos e outras peças eletrônicas podem ser danificadas com muito calor e isso pode ocasionar uma pane elétrica e um problema maior para o dono.
Você já sofreu uma pane elétrica em seu carro? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários
>>Nissan afirma que o Leaf segue vivo no Brasil
>>Hyundai segue utilizando fábrica da CAOA e promete novos carros
>>Stellantis faz recall em carros da Jeep e Ram e afeta 350 mil carros