O futuro já chegou para tudo, inclusive para os carros elétricos. Vistos como futuristas e tecnológicos, esses modelos mais sustentáveis podem fazer de tudo um pouco e até dirigem sozinhos em muitos casos. Como são automóveis com muita tecnologia embarcada, alguns cuidados especiais precisam ser tomados por seus donos. Prepare o caderninho e anote essas dicas para cuidar melhor do seu veículo elétrico.
Nada de extremismos
Os carros elétricos necessitam de uma ou mais baterias para funcionar perfeitamente. Mas, os especialistas recomendam que essas peças não sejam carregadas até 100% todas as vezes. O ideal é finalizar o carregamento por volta de 80%. Isso é recomendado para evitar o excessivo aquecimento do núcleo da bateria, o que a prejudica a longo prazo. Dessa forma, até 0% também não é recomendado.
Sem pressa
Por mais que o mundo viva em altas velocidades, o ideal é que os veículos 100% eletrificados não sejam recarregados todas as vezes em tomadas de carregamento rápido. Como elas enviam muita força em um curto espaço de tempo, as células das baterias se desgastam acentuadamente. Ou seja, vai com calma e com tempo e deixe o modelo carregando em uma tomada menos potente. Em último caso utilize as tomadas de carregamento rápido.
Revisão periódica
Como eles possuem uma estrutura diferente dos modelos movidos a combustão, os carros elétricos precisam ser revisados com mais frequência. O ideal é que eles sejam revistos a cada 12 meses ou 12 mil km rodados, o que acontecer primeiro. Parte de carregamento, baterias, motores e toda a carroceria precisam ser revistas com atenção e de forma minuciosa.
Atenção mensal
Se a revisão completa dos carros elétricos pode demorar um pouquinho a mais para acontecer, é essencial que as baterias sejam avaliadas mensalmente. Elas funcionam como o coração do modelo e precisam de muita atenção. Também não é recomendado ligar diversos dispositivos tecnológicos ao mesmo tempo, tudo para prolongar um pouco mais a vida útil desse componente.
Teria ou tem um modelo 100% elétrico na sua garagem? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários
>>5 carros elétricos mais baratos do Brasil
>>Renault quer panelinha de marcas européias contra chinesas
>>BYD Dolphin Mini: a pequena bola de demolição | Avaliação