Hoje a moda são os SUVs, ninguém nega. Mas, em um passado não tão distante, as rainhas por aqui eram as minivans. Aos poucos elas estão desaparecendo, tanto que a Renault transformou sua icônica minivan Espace em um SUV de sete lugares. A situação é tão feia que hoje o Brasil só tem a Chevrolet Spin fabricada localmente e a importada .
Por isso, selecionamos aqui cinco rivais que a Chevrolet Spin nunca teve no Brasil, mas poderia. O critério para seleção das minivans era que tivessem versões de sete lugares e que esse modelo jamais tenha sido vendido no Brasil em qualquer outra geração. Da lista, duas delas já saíram de linha, mas são modelos fortes que não poderiam faltar.
Renault Triber
Enquanto todas as outras minivans dessa lista tem porte bem semelhante ao da Chevrolet Spin, a Renault Triber é bem menor. Com apenas 4 metros de comprimento (41 cm a menos que a Spin e com mesmo tamanho de um Fiat Argo), a Renault Triber consegue, ainda assim, acomodar 7 pessoas. A minivan é derivada diretamente do Kwid.
Fiat 500L Living
Lançada em 2012 na Europa e em 2014 nos EUA como sucessora da Idea, a Fiat 500L era a versão minivan do icônico 500. Diferentemente da Spin, ela contava com uma versão regular de cinco lugares curta e com a Living, que trazia sete lugares e traseira espichada. As vendas nunca foram animadoras e ela morreu em 2022 sem deixar sucessor.
Mitsubishi Xpander
Vendida em alguns mercados como Nissan Livina, a Mitsubishi Xpander é um dos raros casos de minivans em que o visual é seu grande atrativo. Conta com frente bem parecida com a da e do Pajero Sport, com direito a faróis divididos e grade em X. É, tal qual a Chevrolet Spin, voltada a mercados de baixo custo.
Volkswagen Touran
À venda desde 2003, a Volkswagen Touran é uma das minivans mais longevas da Europa. Sua primeira geração durou até 2015 e usava base de Golf. A segunda geração, na ativa desde 2015, usa base MQB. A Touran oferece opções de cinco ou sete lugares, mas com o mesmo comprimento. Hoje, ela conta com motores 1.0 TSI ou 1.5 TSI.
Ford C-Max
Se hoje a Ford só vende SUVs e picapes, saiba que ela já teve quatro minivans. Começava com a B-Max baseada no Fiesta, subia para a C-Max com base de Focus, evoluiu para a S-Max derivada de Mondeo e Fusion e finaliza com a Galaxy. A C-Max seria a rival da Chevrolet Spin na versão Grand com 7 lugares e porta traseira deslizante. Morreu em 2019.
Qual desses modelos deveria ter sido vendido no Brasil? Conte nos comentários.
.
>>Os carros mais feios à venda no Brasil, segundo os leitores
>>Peugeot 208 turbo é à prova até de gente chata | Avaliação