Fazia tempo que o segmento de sedãs médios não se movimentava como aconteceu em 2023. A Honda trouxe o novo Civic híbrido, enquanto a passou a importar o Sentra de nova geração para tentar tomar o lugar do Civic no ranking de vendas. Ambos, contudo, seguem as regras do rei Toyota Corolla, o líder da categoria, que foi renovado recentemente.
No Brasil temos Volkswagen Jetta na versão GLI, CAOA Chery Arrizo 5 Pro Hybrid (que não é um híbrido de verdade) e o Kia Cerato que anda esquecido e prestes a ser reestilizado. Por isso, reunimos aqui mais cinco alternativas de rivais para Corolla, Civic e Sentra que não são vendidos no Brasil para ver o que estamos perdendo.
Hyundai Elantra
Recentemente reestilizado, o Hyundai Elantra já esteve presente no Brasil. Com medidas mais generosas que as do Corolla, ele aposta em um estilo mais ousado seguindo a linha de Sentra e Civic. Hoje ele conta com versões 1.4 turbo, 2.0 aspirada e uma esportiva 2.0 turbo, além de uma híbrida com motor 1.6 e conjunto semelhante ao Kia Niro vendido por aqui.
BYD Qin Plus
Testado exaustivamente no Brasil para calibrar o sistema híbrido para o , o BYD Qin Plus poderia ser um belo rival para o Toyota Corolla Hybrid e para o . O modelo é um pouco maior que os rivais e traz um conjunto mecânico composto por motor aspirado e elétricos que prometem mais de 1.200 km de autonomia e 308 cv.
Mazda 3
Em termos visuais, o Mazda 3 talvez seja o sedã médio mais bonito à venda hoje. O modelo não apela para o estilo cupê como Sentra e o Civic da geração anterior, mas sim para algo mais tradicional como o Corolla. Na motorização traz opções 1.5, 2.0 e 2.5, sempre aspiradas (exceto o 2.5 que tem variante turbo). Há um híbrido com motor 2.0 aspirado.
Chevrolet Monza
Substituto do Cruze na China, o Chevrolet Monza bem que poderia ser vendido no Brasil dado a força do nome. Enquanto o Cruze nem faz sombra ao Corolla, o Monza poderia ser o sedã que voltaria a colocar a Chevrolet no topo do segmento. Com visual de Onix Plus bombado, traz motores turbo 1.0 e 1.3 como opção.
Renault Megane Sedan
Apesar de estar prestes a sair de linha, o Renault Megane Sedan não deixa de ser interessante. O modelo morrerá porque a marca francesa decidiu substituir os Megane hatch, sedã e perua pelo novo , que agora é um SUV. Sucessor do Fluence, usa a mesma base do Sentra e tem 11 opções de motores diferentes.
Qual desses sedãs você levaria para casa ao invés do Toyota Corolla? Conte nos comentários.
>>Toyota Corolla Cross ganha nova versão XRX com motor 2.0 flex
>>Nissan Versa e Sentra recebem desconto de R$ 8 mil em festival
>>Honda Civic passa por embelezamento e vira Dodge Challenger