Com o intuito de completar sua gama de veículos comerciais leves eletrificados, a Renault apresentou ao público a Trafic Van E-Tech Electric. A van estará no meio gama, já composta pelo Kangoo E-Tech e também pelo Master E-Tech. Vale lembrar que estes dois últimos chegarão em breve ao Brasil.
O Trafic Van E-Tech Electric terá a carroceria montada na fábrica da marca em Sandoville. Seus motores e carregadores, serão produzidos em Cleon e as baterias são criadas em Flins. O modelo será equipado com um motor elétrico, localizado no eixo dianteiro, o qual rende 122 cv e 24,9 kgfm de torque.
A bateria de íons de lítio tem capacidade de 52 kWh, o que permite uma autonomia de 297 km, com uma carga completa. Caso o condutor escolha o Renault Trafic Van E-Tech de “longo alcance”, sua velocidade máxima passa a ser limitada em 90 km/h e autonomia chega em até 322 km.
Trafic Elétrico tem dois tamanhos diferentes
Para recarregar essa bateria, o furgão pode contar com um carregador monofásico de 7 kW em corrente alternada ou um carregador trifásico de 22 kW com a mesma corrente. Assim, em cerca de 25 minutos, a van já tem garantida uma autonomia de 50 km. Para 2024, a Renault deverá lançar um carregador rápido de 50 kW em corrente contínua.
Como se trata de um veículo de transporte, o Renault Trafic Van E-Tech Electric, tem dois tamanhos diferentes. Um mede 5,08 m e o outro 5,48 m de comprimento. A altura pode ser de 1,96 m ou 2,49 m. A capacidade de carga útil é de 1,1 tonelada e o reboque aguenta até 750 kg. O volume de carga varia de 5,8 até 8,9 metros cúbicos.
Essa van conta com recursos tecnológicos, como por exemplo o sistema multimídia EasyLink de série e o aplicativo de smartphone MyRenault. Com eles, o condutor pode pre-aquecer a cabine, verificar os postos de carregamento em uma determinada rota, monitorar a saúde da bateria e outros itens.
Por fim, o Renault Trafic Electric tem mais 88 litros de espaço para armazenar itens na cabine. Na parte detrás dos bancos cabem 54 litros, no console central cabem 19,7 litros e nas portas mais 14,6 litros. O modelo estará à venda na Europa a partir de outubro e as entregas começarão em novembro. Não há informação se virá ao Brasil.
O que você achou do Trafic elétrico? Será que virá quando ao Brasil? Conte nos comentários
>>Renault Grand Kangoo 2024 é o Fiorino francês de 7 lugares
>>Novo Renault Scenic elétrico tem autonomia surpreendente