Uma das minivans mais clássicas da história, a Renault Scénic agora é o Renault Scénic. Apresentado no Salão de Paris 2022 como conceito, o modelo se transformou em um SUV ecologicamente correto que usa hidrogênio para alimentar seu sistema elétrico e rodar despoluindo o ambiente. Uma pena que ainda seja um conceito, por enquanto.
Com produção aguardada para 2024, o novo Scénic traz motor elétrico de 218 cv na dianteira. Contudo, um motor a hidrogênio de 22 cv funciona como extensor de autonomia para caso as baterias acabem. Isso permitiu usar baterias duas vezes mais leves que o padrão e uma autonomia de absurdos 800 km com tanque e baterias cheios.
Com isso, a Renault promete que o SUV tenha pegada de carbono 75% menor que um carro elétrico convencional. Usando a mesma plataforma do Mégane E-Tech, que também se transformou em SUV, o novo Renault Scénic tem 4,49 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,59 m de altura.
Em sua primeira geração, a única produzida no Brasil e ainda como minivan, o modelo tinha 4,16 m de comprimento, 1,71 m de largura e 1,61 m de altura. Com as novas proporções, ele se encaixa na categoria do Peugeot 3008, que é pouca coisa menor: 5 cm mais curto, 6 cm mais estreito e 3 cm mais alto.
Reconhece você
Na parte tecnológica, o modelo traz sistema de reconhecimento facial para destrancar as portas e identificar quem é o motorista. Assim, ajusta automaticamente todos os parâmetros do carro, inclusive bancos. Ele ainda traz uma câmera frontal para ampliar o ângulo de visão do motorista em 24%.
O visual é bem oposto ao que o nome Scénic um dia representou. A carroceria é larga, parruda, com rodas enormes de desenho exótico. Capô reto enfatiza os faróis finos de LED que se misturam às discretas aberturas de ar da grade frontal. Na traseira, finas lanternas de LED em formato de L chamam atenção junto ao logotipo iluminado.
Por dentro, foram usados 70% de materiais recicláveis, enquanto o Scénic como completo pode ser até 95% reciclado. O interior não usa couro de maneira alguma e os plásticos usados são feitos de 30% de fibras biodegradáveis.
>>Renault 4 ressurge como SUV elétrico que deve estrear em 2025 | Salão de Paris 2022
>>Morreu: Renault Sandero sai de linha no Brasil
>>Nova geração da Renault Oroch não será mais fabricada no Brasil