Ao que tudo indica, a nova picape da RAM está muito perto de ser lançada em nosso mercado. Conhecida por enquanto como projeto 291 (ainda sem um nome definido), ela é tratada pela marca como o maior lançamento da RAM no Brasil até o momento. Entretanto, o mais recente teaser do novo modelo na verdade traz imagens de outras picapes.
Parece, mas não é
Depois de ter criado uma sessão específica em seu site para divulgar que o maior lançamento da RAM no Brasil está prestes a chegar, a montadora de origem americana divulgou um vídeo teaser do novo modelo. Sem informações e apenas mostrando algumas cenas de imponência, status e exclusividade, a RAM utilizou outros modelos para a gravação do clipe.
Em pequenos frames é possível ver alguns detalhes, como o volante igual do modelo 3500 e um pedacinho do painel de instrumentos, que tem ponteiros analógicos. Contudo, fontes ligadas à marca revelaram com exclusividade ao Auto+ que a nova RAM 291 terá painel de instrumentos totalmente digital. Com isso, a imagem do teaser não é da nova caminhonete brasileira.
Outra cena mostra uma grade dianteira totalmente cromada. Possivelmente a 291 terá um acabamento desse tipo, mas com filetes horizontais, e não como os que aparecem no teaser. Isso fica bem claro nos recentes flagras obtidos pelo em parceria com o Auto+. Aparentemente a Classic foi utilizada nesse frame.
O vídeo mostra também uma imagem do logotipo RAM pintado em preto, posicionado na lateral da picape. Porém, devido às maçanetas aparentemente maiores, a 1500 Rebel parece ter sido escolhida para essa cena, principalmente por conta de sua característica cor vermelha de lançamento.
O que é a RAM 291?
Pouco se sabe oficialmente sobre a nova picape, já que até mesmo o nome ainda não foi revelado. Tudo levava a crer que o escolhido seria Dakota, visto que ela já foi um modelo da RAM no passado. Todavia, o CEO da empresa comentou recentemente que o nome Dakota irá voltar em uma picape média no mercado norte-americano.
Isso quer dizer que essa possiblidade já é praticamente descartada para o Brasil. Há pouco tempo o site começou a apostar no nome Rampage (que também já foi utilizado pela marca), mas o Auto+ consultou fontes que não confirmam esse nome.
O que sabemos é que ela utiliza a mesma plataforma da Fiat Toro (Small Wide 4×4), apesar das modificações que a deixam alongada. Conforme também foi apurado de anteriormente pelo Auto+, o modelo será o carro mais sofisticado produzido pela Stellantis no Brasil.
Ela será construída na planta do grupo em Goiana, Pernambuco. Por lá também são fabricados os outros modelos que utilizam essa plataforma, tais como os Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Toro.
Além do painel totalmente digital que já mencionamos, a 291 também deve esbanjar acabamentos em couro, assim se distanciando mais da Toro, para que não haja disputa exatamente no mesmo segmento. O seu porte também deve ser maior que os 4,94 m da picape da Fiat.
Mesmo sendo construída em uma carroceria monobloco e não sobre chassis, a nova picape da RAM também pode ter uma certa disputa com as caminhonetes médias de entrada do nosso mercado. Sendo assim, é possível que ela tenha um comprimento próximo ao de Toyota Hilux e Ford Ranger, que possuem 5,32 m e 5,35 m, respectivamente.
Motorização é incerta
O conjunto mecânico na verdade ainda é bem incerto. Mas, especula-se que a picape vá utilizar um novo motor 2.0 turbo flex (baseado no conjunto do Jeep Wrangler) que está em desenvolvimento para os Jeep Compass e Commander.
Isso porque a RAM 291 deverá se enquadrar em uma proposta mais urbana, apesar da provável pretensão off-road, assim como a 1500 Rebel. Tendo assim uma proposta bem semelhante à da Fiat Toro (mas com bem mais equipamentos e requinte), o motor 2.0 turbo diesel da Stellantis também fica entre as possibilidades.
A questão, porém, é que por ter apenas 170 cv e 35,7 kgfm (38,7 kgfm no Commander) e já ter sido oferecido até mesmo no Renegade, esse propulsor aparenta ser modesto demais para uma RAM. Então, pode ser que a 291 utilize o 2.2 turbo diesel que já é oferecido na Europa.
Uma tração nas quatro rodas certamente estará disponível em alguma versão, mas existe a chance de que ela seja equipada em todas as configurações da picape, até mesmo nas versões turbo flex. A própria 1500 Rebel e a Classic utilizam tração 4×4 aliada a um motor somente à gasolina. A transmissão pode ser automática de 6 ou 9 marchas.
Lançamento
Embora nada confirmado até o momento, imagina-se que o novo produto, no qual a RAM diz ser seu maior lançamento no Brasil, deverá chegar ao nosso mercado muito em breve. Como é uma estratégia que já deu certo outras vezes, é possível que informações sejam reveladas aos poucos.
Assim a RAM conseguiria manter a picape sempre em evidência, até que sua estreia de fato aconteça. Esperamos que pelo menos sua apresentação oficial seja realizada já no mês de maio, com lançamento real nos próximos meses.
>> Exclusivo: RAM também terá sua versão da Peugeot Landtrek
>> Flagra: RAM 291 exibe pela primeira vez os faróis e lanternas
>> Exclusivo: RAM 1500 Limited terá variante Nigth Edition e estreia na Agrishow