Um dos grandes charmes das picapes grandes à venda no Brasil é o motor V8. Afinal, esse tipo de motor é só encontrado em carros com pegada esportiva, o que torna uma grande ironia também empurrar uma caminhonete de porte gigantesco. Contudo, a Ram 1500 pode trocar seu clássico V8 por um 6 cilindros em linha muito em breve.
Documentos da Stellantis vazados pelo canal revelam que a Ram 1500 reestilizada terá um novo motor à disposição. Trata-se do Hurricane 6 3.0 biturbo de 510 cv e 69,2 kgfm de torque. Atualmente só o Jeep Grand Wagoneer usa esse motor. O SUV, vale lembrar, é baseado na Ram 1500.
Esse novo motor é mais potente que o 5.7 HEMI V8 atualmente usado pela 1500 nas versões Limited e Rebel no Brasil, além da Classic. Atualmente, o V8 entrega 400 cv e 56,7 kgfm. Ou seja, o novo motor a gasolina tem dois cilindros a menos, dois turbos a mais, além de deslocamento bem menor. Mas é mais potente, tem mais torque e gasta menos.
Contudo, os documentos indicam que esse motor será item de série na nova versão Tungsten e que o V8 segue em linha por enquanto. Novas normas de emissões de poluentes e restrições diversas podem fazer com que o V8 saia de linha em favor do novo seis cilindros em um futuro breve. Por enquanto, contudo, as coisas permanecem como estão.
Além do novo motor, a Ram 1500 passará por uma reestilização muito em breve. A caminhonete receberá mudanças na dianteira, traseira e, especialmente, no interior. A cabine terá materiais mais refinados e é esperado que ela ganhe uma nova central multimídia para o passageiro, seguindo o Grand Wagoneer e o Grand Cherokee.