A JAC Motors anunciou a pré-venda do IEV 40, seu primeiro carro elétrico que será comercializado no Brasil. O modelo livre de emissões chegará às lojas a partir de junho com preço tabelado em R$ 139.990, ampliando as opções no mercado de veículos elétricos – que terá ainda este ano os novos Renault Zoe, Chevrolet Bolt e Nissan Leaf.
Segundo a JAC, o novo iEV 40 (que é basicamente é uma versão elétrica do crossover T40) vem equipado com uma bateria de 40 kWh que abastece o motor elétrico de 115 cv e 27,6 kgmf de torque – entregues de forma instantânea. Com esse conjunto, ele é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 11 segundos e chegar aos 130 km/h de velocidade máxima. Grande empecilho dos elétricos, a autonomia é boa: são 300 km de acordo com o ciclo europeu (NEDC).
A recarga completa da bateria pode ser feita por uma tomada 220v, desde que se espera oito horas. Também se pode ter 80% da bateria recarregada em apenas 1 hora, desde que um equipamento específico seja adquirido.
Assim como grande parte dos elétricos, o JAC iEV 40 terá freios regenerativos, além do sistema o i-pedal, que, ajustado pelo motorista, pode intensificar a ação do “freio-motor”. Funciona assim: quando regulado para o modo ECO, o motorista praticamente não usa mais o pedal de freio. Cada vez que ele tirar o pé do acelerador, o carro já diminui instantaneamente a velocidade.
Entre os equipamentos, o elétrico terá assistente de partida em rampa, ar-condicionado automático, rodas de liga leve, central multimídia com tela de 8 polegadas e até monitoramento do carro por telemetria. Esse último recurso pode localizar o veículo em caso de furto e monitorar o nível da carga da bateria. Por fim, também estará disponível um aplicativo da JAC para o motorista checar carga da bateria, autonomia, situação de recarga e rastreamento e até ligar o ar-condicionado – tudo feito à distância.
Veja mais:
>> Renault mostra o K-ZE, o Kwid elétrico