Se você é daquelas pessoas que acha que carro elétrico não é divertido e nem esportivo, pode conhecer o Porsche Taycan Turbo GT. O sedã 100% elétrico pode ter o pacote Weissach e entregar simplesmente 1.108 cv. Com mudanças no visual para aperfeiçoar a aerodinâmica e mais novidades embarcadas, o que impressiona é que o esportivo está confirmado para chegar ao Brasil logo mais.
Um Turbo GT de pré-produção conseguiu a façanha de completar uma volta de 20 km no famoso circuito de Nürburgring em apenas 7 minutos. Isso fez com que o modelo alcançasse o título de carro elétrico mais rápido e que está em produção e também foi o sedã de quatro portas mais rápido do que com qualquer outra motorização. Já no fim de fevereiro, o mesmo piloto, Lars Kern, fez em simplesmente 1 minuto e 27 segundos uma volta rápida com o Taycan Turbo GT com o pacote Weissach.
A marca alemã aprimorou o trem de força dos modelos Taycan recentemente. Com essas melhorias, o novo motor de eixo traseiro permite um desempenho melhor do que suas versões anteriores. Os Porsche Taycan Turbo GT e Turbo GT com pacote Weissach são equipados com inversor de pulso e rendem 580 kW. Se o Launch Control estiver ativado, a potência sobe para 760 kW ou 815 kW por dois segundos. O Taycan Turbo GT precisa de apenas 2,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h e com o pacote Weissach o tempo é reduzido para 2,2 segundos. Ou seja, ele é mais rápido do que o Taycan Turbo S.
Sedã para duas pessoas
O inversor de pulso é quem controla o motor elétrico. No caso dessas versões, ele tem corrente máxima de 900 amperes no eixo traseiro. Para ter mais eficiência, a montadora alemã usou carboneto de silício como material semicondutor. Isso permite frequências de comutação mais altas. O conjunto de transmissão passou por melhorias, para entregar mais torque. Agora, além de ter 1.108 cv com o Launch Control ligado, os Taycan Turbo GT contam com 136,7 kgfm de torque.
Já que é um modelo com vocação esportiva, os Porsche Taycan Turbo GT ficaram até 75 kg mais leves do que o Taycan Turbo S. A fabricante utiliza fibra de carbono em diversas partes como o revestimento da coluna B, a parte de cima dos retrovisores e nas saias laterais. Seus bancos do tipo concha feitos de CFRP e abandono do sistema elétrico da tampa traseira ajudam a diminuir ainda mais o peso. A suspensão Porsche Active Ride distribui de forma equilibrada o peso nas quatro rodas e é de série.
Suas rodas são de 21 polegadas e tem raios usinados em relevo, o que diminui o peso e ventila seus freios. Aliás, eles são cerâmicos. Suas pinças são pintadas de dourado e a câmara do disco e o alojamento da pinça sofreram mudanças e eliminaram mais dois quilos. O spoiler dianteiro tem aletas aerodinâmicas e o traseiro é adaptativo, tem borda destacável e o acabamento é em fibra de carbono preto brilhante. Seus faróis são de LED Matrix HD.
A marca adotou duas novas cores para o Taycan Turbo GT. O azul Pale Metallic e o roxo Céu Metallic estarão disponíveis por um ano. Adesivos com o nome do modelo estão aplicados na carroceria e contam com a cor azul Volt, preto brilhante ou fosco. No interior, os bancos são esportivos e adaptáveis. Para reduzir mais o peso final, o Porsche Taycan Turbo GT com o pacote Weissach não conta com os bancos traseiros, leva somente duas pessoas e tem velocidade máxima de 305 km/h.
A marca afirmou que o lançamento dos modelos Taycan e da versão Turbo GT está programado para acontecer em 2025 no Brasil e seus preços serão revelados futuramente.
O que achou do Taycan Turbo GT? Daria uma volta nele? Conte nos comentários
>>Pagani imita a Porsche e terá apartamentos de luxo
>>BYD Dolphin Plus é a solução para várias ausências | Avaliação
>>Novo Mercedes-AMG E 53 é um híbrido esportivo de quase 600 cv