O Porsche Taycan foi o primeiro carro totalmente elétrico da fabricante. E, como todo pioneiro, o esportivo foi utilizado como laboratório pela marca, já que o uso real nem sempre é como o planejado nos testes. Por isso, a fabricante limitou o poder da função overboost do Taycan Turbo S no início, já que tinha receio do uso excessivo da função acabar danificando os motores e as baterias.
No entanto, conforme o tempo foi passando e dados de clientes reais começaram a ser analisados, ficou claro para a Porsche que nada disso aconteceria. Dessa forma, a empresa acabou liberando mais poder para a função que eleva o desempenho, por meio de atualizações.
O resultado é que hoje o Porsche Taycan Turbo S é mais rápido do que no lançamento. Segundo um teste divulgado pela Car and Drive, o esportivo elétrico, com as atualizações, se tornou mais ágil em alguns pontos. O tempo de 0 a 96 km/h (60 mph) se manteve em 2,4 segundos. No entanto, houve uma redução na aceleração até 90 mph (145 km/h), que passou a ser feita em 4,7 segundos, ante 4,9 segundos do modelo pré-atualizações.
De acordo com o teste, o tempo para atingir 120 mph (193 km/h) e 150 mph (241 km/h) também diminuiu, sendo de 8,3 segundos e 14,2 segundos, respectivamente, após as atualizações. Incialmente, o Taycan levava 8,8 segundos para atingir 120 mph, e 15,2 segundos para chegar a 150 mph. Ou seja, o tempo baixou em 1 segundo na última situação.
O tempo necessário para cumprir o quarto de milha, que é um teste bem popular nos Estados Unidos, também diminuiu. Se antes o Taycan Turbo S marcou 10,5 segundos para percorrer a distância, com velocidade máxima de 209 km/h, agora o modelo fez em 10,3 segundos, atingindo os 212 km/h.
Mudanças no overboost do Porsche Taycan Turbo S
O overboost é uma função relativamente comum em carros elétricos. Seu funcionamento permite que haja um ganho de potência por um curto espaço de tempo, liberando todo o desempenho do veículo. No caso do Taycan Turbo S, essa função era limitada a três segundos no início da fabricação do modelo.
Sem fazer nenhum alarde, a Porsche liberou a função para funcionar por até 10 segundos. Por isso que, quanto maior a velocidade, mais rápido o Taycan diminuiu os tempos. Afinal, como ele atingia 60 mph, ou 96 km/h, abaixo de 3 segundos, o overboost já funcionava neste cenário, enquanto nos demais não. Por isso não houve uma queda de tempo nesse teste, apenas nos demais.
Entretanto, vale lembrar que o overboost só funciona no modo Sport Plus, e com o sistema de controle de tração ativado.
Gosta do Porsche Taycan ou prefere os esportivos clássicos da marca alemã? Deixe nos comentários a sua opinião.
.
>> Governo segue prejudicando carros elétricos e híbridos
>> Fit da Nissan ganha recurso inusitado para passageiro
>> Jeep Renegade 2025 terá menos itens de série e mais versões