O mercado automotivo não está para brincadeira e mais uma perua deixa de ser produzida. O Porsche Panamera foi revelado recentemente em sua reestilização, só que a variante Sport Turismo não foi flagrada em conjunto. O resultado já era esperado: a station wagon teve sua produção descontinuada.
Desde que o segmento de SUVs, independente do tamanho, ganhou o coração do público, as peruas deixaram de ser as queridinhas do momento. Segundo uma entrevista de um porta-voz da Porsche para a equipe do , tanto no mercado chinês quanto norte-americano, a perua era considerada uma mera figurante em sua categoria e isso pesou para o fim de sua produção.
Para reafirmar essa posição, a equipe da ouviu de fonte segura que as vendas da Porsche Panamera Sport Turismo eram realmente preocupantes, algo em torno de menos de 10%. Desse modo, esperar pela confirmação de fim de produção da perua era uma questão de tempo. Agora, quem quiser ter uma station wagon esportiva na garagem pode optar pelo Taycan, também da Porsche, o Audi RS6 Avant, a nova Mercedes-AMG E63 Estate ou outras poucas opções.
Panamera ganhou bastante novidades
Essa mudança do Panamera trouxe diversas novidades ao sedã, tanto é que a montadora alemã considera essas modificações como uma nova geração dele. Agora o Panamera está disponível também na versão Turbo E-Hybrid. Ela tem motor 4.0 V8 Biturbo e mais um motor elétrico com capacidade de 25,9 kWh. Em conjunto, os propulsores desenvolvem 680 cv e 94,7 kgfm de torque. A transmissão é automática PDK de 8 velocidades e a tração é integral.
Na parte externa, o novo Porsche Panamera ganhou nova entrada de ar na frente, novos faróis de LED Matrix, novas cores e rodas diferenciadas para cada versão são as principais mudanças. No interior, o console central foi renovado e existe uma tela opcional de 10,9 polegadas no painel e que fica de frente para o passageiro. Ela funciona tanto para lazer quanto para verificar informações do veículo. Com o fim da perua do Panamera, o cliente terá de se satisfazer com o sedã premium, o qual pode ser uma escolha racional e emotiva também.
Você prefere as peruas ou os SUVs? Conte nos comentários
>>Mercedes-Benz GLC vira híbrido-leve e parte de R$ 531 mil
>>Honda toma processo de revendedores após alteração nos preços